Maioridade penal

01/07/2015 às 20:40
Leia nesta página:

Este texto trata da confusão entre imputabilidade e consequências do ato infracional praticado pelo jovem quando se discute a redução da maioridade penal.

Sobre esse tema da MAIORIDADE PENAL, o problema é que ele é posto como uma solução à redução da criminalidade, o que encerra uma visão absolutamente equivocada sobre o assunto, independentemente de o cidadão ser "pró" ou "contra" a redução.

Os dados estatísticos dão conta que a criminalidade juvenil não é significativa (em torno de 10%) em cotejo com o panorama geral do crime no Brasil.

Para aumentar a confusão, estimulada com sensacionalismo pela mídia em geral, o debate se concentra sobre as consequências do ato praticado pela pessoa com menos de 18 anos: a unidade de cumprimento da pena, a ressocialização (ou não), as condições sociais de quem praticou a infração,... 

Não se sabe se o centro da discussão é a capacidade, o discernimento do jovem para responder pelo que faz ou se está-se falando sobre a situação em que se encontra o sistema prisional ou se o tema trata da sociedade que é injusta, não dá oportunidades, etc, etc.

Evidentemente, tanto as condições em que se encontra o sistema prisional, se realmente ressocializa ou não, a vida em sociedade, a exclusão social, a vulnerabilidade dos jovens, enfim, são pontos muitos caros à sociedade, que precisam ser enfrentados, mas precisam ser discutidos cada um “na sua vez”. Junto e misturado não dá!

Por exemplo, veja-se que as mesmas indignidades e condições degradantes existem tanto "na entidade socioeducativa de maiores" ou "nos presídios dos di menor". Os mesmos argumentos podem ser utilizados para os dois e, no final, se chegará à conclusão que neste país não dá para se encarcerar ninguém. A ressocialização brasileira, na prática, é apenas uma quimera, uma fantasia.

Trata-se de saber se a pessoa com menos de 18 anos é ou não capaz de entender o ato que praticou. Apenas isso. A discussão é sobre IMPUTABILIDADE.

Se vai cumprir a pena em ambiente distinto dos demais presos com mais de 18 anos, se vamos chamar de entidade socioeducativa ao invés de presidio, ou coisas tais, isso é outra discussão.

O jovem, que pode votar e trabalhar a partir dos 16 anos, sabe ou não que seu fato é crime? Se sabe, é imputável. Se for imputável e passar a responder pelo seu fato como adulto, isso não vai resolver o problema da criminalidade.

Somente vamos melhorar nossa coerência e diminuir nossa hipocrisia (social).

Sobre o autor
Luís Carlos de Almeida Hora

Delegado de Policia em Rondônia

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos