Parecer: reconhecimento de revogação tácita da Lei Municipal de Cultura e rejeição de projeto de lei

08/05/2018 às 11:27
Leia nesta página:

Trata-se de parecer acerca da validade jurídica de lei municipal que institui o Conselho Municipal de Cultura da Cidade como órgão de deliberação coletiva encarregado de formular a política municipal de cultura.

PARECER JURÍDICO/SECELJ Nº .../..

INTERESSADO: Coordenadoria de Eventos/SECELJ

EMENTA: LEI Nº... DE ... - CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA / VALIDADE JURÍDICA / REVOGAÇÃO TÁCITA / FACE A LEI ... DE 2016 - SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA


1. DA CONSULTA

Vem a esta Assessoria Jurídica a Coordenadoria de Eventos - Secretaria Executiva de Cultura, Esportes, Lazer e Juventude, representada pelo Sr., datado de 23 de maio do ano em curso, encaminhando documentação, quais sejam: Leis Municipais da Cidade nº .../16, nº .../03, Regimento Interno do CMC de 25/01/06 e o Projeto de Lei que altera a Lei nº .../[03].

Trata-se o parecer acerca da validade jurídica da Lei nº..../03, que “Institui o Conselho Municipal de Cultura da Cidade como Órgão de deliberação coletiva, encarregado de formular a política municipal de cultura", face a Lei nº.../16, que cria o "Sistema Municipal de Cultura da Cidade e dispõe sobre seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, interrelações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências", e da análise da legalidade e constitucionalidade do Projeto de Lei Ordinária n° ___/2017, que “Altera a Lei nº.../03, reestrutura o Conselho Municipal de Cultura da Cidade e denomina-o de Conselho Municipal de Política Cultural da Cidade".


2. DO MÉRITO

Deve-se salientar que a presente manifestação toma por base, exclusivamente, os elementos que constam, até a presente data, nos documentos acima descritos. Destarte, incumbe a essa assessoria prestar consultoria sob o prisma estritamente jurídico, não lhe competindo adentrar à conveniência e à oportunidade dos atos praticados e nem a analisar aspectos de natureza eminentemente técnico - administrativa.

Cabe-nos evidenciar que a Lei nº ..../16, que cria o "Sistema Municipal de Cultura da Cidade e dispõe sobre seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, interrelações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências", trouxe o novo modelo de Conselho Municipal de Cultura, inclusive com neo denominação, qual seja: Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC, na sua Seção III (Art. 39 ao 47), além de todo o Sistema Municipal de Cultura, de forma a inovar na legislação municipal, complementando a Constituição Federal e indo ao encontro da Lei Orgânica Municipal da Cidade.

Através dessa inovação legislativa, entendemos que restou configurado a REVOGAÇÃO TÁCITA da Lei nº .../03, ou seja, a mesma continua prevista no ordenamento jurídico municipal, sem guardar, todavia, aplicabilidade. Portanto, a partir da publicação da Lei nº..../16, todas a diretrizes do CMPC são por ela delineadas.

No que tange ao Projeto de Lei ___/2017, não nos parece razoável a apresentação de sua proposta normativa abordando tema ATUALIZADO e já imensamente discutido que foi aquele que trata do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC, disciplinado doravante pela Lei nº ..../16, à deliberação legislativa.


3. DA CONCLUSÃO

Neste sentido, por tudo quanto exposto, opinamos, nos limites da análise jurídica, sem vinculação, pelo reconhecimento da REVOGAÇÃO TÁCITA DA LEI Nº..../03, POR FORÇA DA LEI Nº..../16, assim como pela REJEIÇÃO DO PROJETO DE LEI ___/2017.

Isto posto, sugere-se a remessa dos documentos à Coordenadoria de Eventos - SECELJ para conhecimento desta manifestação jurídica.

É o parecer que submeto à consideração superior.

Cidade, 23 de maio de 2017

Darlan Batista, OAB/PE nº

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Darlan Batista

Advogado criminalista com atuação nacional. Especialista em Direito Penal e Processo Penal (nota máxima no Trabalho de Conclusão do Curso intitulado: Relativização da prisão cautelar: Ponderação dos princípios do estado de inocência e da necessidade da prisão). Exerceu o cargo de assessor parlamentar 2008/2010 no Legislativo Municipal do Recife. Atuou como agente multiplicador do combate e prevenção ao tráfico de seres humanos/SDS-PE. Editor do Blog Ampla Defesa: www.ampladefesa.wordpress.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos