O SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

16/12/2018 às 12:57
Leia nesta página:

O SGSST tem como escopo, a busca pela eficacia na gestão dos riscos ocupacionais, e a otimização dos processos de trabalho.

Define-se sistema, como um conjunto de partes coordenadas, cujo propósito é a realização de um conjunto de finalidades!

A cada ano que passa novas exigências legais, vêm adstringindo as organizações a adequarem seus processos de gestão, para que melhor possam atender as centenas de novas necessidades do mercado de trabalho contemporâneo.

Os sistemas de gestão, surgiram como uma relevante ferramenta de padronização de processos !

Administrar nos dias de hoje, sem ponderar minuciosamente os riscos de todas as atividades da organização, é um erro gravíssimo capaz de comprometer até mesmo a subsistência da mesma.

O sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho é a definição, de um conjunto de ações, cujo propósito é o atendimento dos preceitos legais constituídos, onde sistêmicamente, protocolos, procedimentos e regras são implementadas visando elidir ou controlar os riscos ocupacionais.

Também pode ser entendido, como uma combinação de planejamentos, cujo foco é a melhoria do desempenho das organizações, no que tange ao gerenciamento da segurança e saúde no trabalho.

Estas ações são dinâmicas e precisam acompanhar a evolução de novas exigências, os desvios que vão surgindo ao longo dos anos, a adoção de novos processos de trabalho, as novas tecnologias, e a contratação de novos profissionais.

Para um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho ser funcional é preciso definir o desempenho que a própria empresa quer obter, pois a proposta é criar meios para a melhoria contínua desse desempenho, o qual deve ser monitorado por indicadores e metas e revisado sempre que necessário para estar alinhado com os propósitos estabelecidos para a consecução dos objetivos.

Sobre o autor
Anderson Oliveira

Consultor e Assessor na Área de Segurança no Trabalho, com especialização em implantação de sistemática de gestão.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos