O SGI é uma ferramenta estratégica para o aperfeiçoamento de uma empresa no que diz respeito a administração de seus processos, e sua implantação gera diversos benefícios a curto prazo.

O SGI constitui-se numa forma de gestão universalizada, que se  bem implantado provoca direta  e  indiretamente melhorias no desempenho das organizações, no que tange a quesitos como Segurança e Saúde no Trabalho, Meio Ambiente, Qualidade, entre outros..

Todos sabem que, hoje em dia o atendimento real (NÃO FICTÍCIO) de temas como esses vem se tornando uma questão curricular de fundamental importância para que as empresas se mantenham no mercado.

O SGI torna mais eficiente à implantação de políticas, alcance de objetivos com redução dos custos, a qualificação e padronização de processos, além de atenuar os impactos ambientais, e os dos provocados pelos acidentes e doenças ocupacionais.

Concomitante a tudo isso, o sistema agrega valor à imagem das empresas e aumenta o nível de confiança de seus clientes em seus produtos e serviços !

Fica evidente com um SGI bem implantado, que as empresas possuem responsabilidade organizacional e socioambiental, o que a faz diferenciada nesse mercado contemporâneo, cuja dinâmica de competitividade é muito voraz...

São inúmeros os benefícios da implantação de um SGI, e aqui serão citados alguns como:

  • Economia de tempo e custos;
  • Melhoria na gestão de processos;
  • Maior controle dos riscos de acidentes;
  • Simplificação das normas e das exigências dos sistemas de gestão;
  • Alinhamento dos objetivos, processos e recursos para diferentes áreas funcionais (segurança, qualidade e ambiental);
  • Redução de burocracias;
  • Redução do nível de complexidade dos sistemas;
  • Eliminação de redundâncias;
  • Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
  • Aumento de competitividade;
  • Controle preventivo dos processos.
  • Entre dezenas de outros benefícios...

O sistema permite celeridade na identificação de problemas, prevê as ações necessárias a serem tomadas de forma coordenada e integrada para devida resolução, e impacta positivamente no aumento da produtividade e lucratividade das empresas.

A sua implantação deveria ser algo obrigatório para todas as empresas de todos os segmentos e porte no País, mas infelizmente não é, por isso vemos altos índices de infortúnios sejam laborais e ambientais por aí.

Nesse novo cenário que se instaura, onde a fiscalização será mais abrangente e assertiva com o eSocial, as empresas se interessarão mais pelo SGI por uma questão de extrema necessidade !

Pois se quiserem garantir sua permanência no mercado, estas precisarão se ajustar como um todo e não somente, em algumas áreas..

O SGI com certeza será uma ferramenta estratégica de gestão muito importante para a consolidação dos negócios a partir de agora.

 


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria