TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO

17/08/2019 às 16:48
Leia nesta página:

ESTA TESE PROPÕE O TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO ATRAVÉS DE UM PROCESSO LEGISLATIVO GRADUAL E COM AMPLA PARTICIPAÇÃO SOCIAL, PROIBINDO A UTILIZAÇÃO DE "PARDAIS" OU QUALQUER MECANISMO QUE ACRESCENTE VISUAL ANTI URBANÍSTICO A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Esta tese sobre a gratuidade do transporte público revela a vocação da vida coletiva e voltada ao trabalho e lazer pelo carioca, a fim de uma melhor qualidade de vida, menos poluição, menos violências e brigas de trânsito, reaproximação da natureza e dos bairros mais isolados, além do próprio fomento ao turismo por fatos sociais volitivos que já vem sendo observados com a criação das ciclovias e uso de bicicletas.

Bem sei de sua importância e que no início não agradará a todos, e é exatamente por isto que deve ser uma ideia costumeiramente aceita e uma consequência lógica que o usuário deste serviço público de transporte não deva pagar tarifas, mas sim o privado no uso de serviços públicos, antes de uma formação da lei.

Também era preciso de um freio natural, limitando-se exatamente ao Poder Legislativo a discussão e proposta da tese para que se evite o seu uso indiscriminado em campanhas exclusivistas que usam mesmo o transporte público como o núcleo de eleição momentânea, já que o transporte público é um direito fundamental nas grandes cidades.

Mas com o tempo, todos verão seus benefícios na vontade e felicidade dos cidadãos, que contam seus meses em trocados, e que irão se beneficiar do transporte público coletivo gratuito, também como forma de manifestação e lazer além do movimento pendular voltado ao trabalho e do simples direito de ir e vir sem qualquer custo.

Na capital carioca sem o transporte não se trabalha, não se vive, não se educa nem se medica e se transporta além da oportunidade de lazer diária que a natureza os proporciona, e a cidade se transformaria em blocos isolados, com pessoas impossibilitadas de exercer suas funções e papéis até aonde se poderia ir de um lugar ao outro, sem qualquer facilitação.

Mas para o transporte o município tem um custo para as construções das vias e avenidas, estes que são utilizados por carros que transportam uma ou duas pessoas sem entretanto pagar a devida taxa que será aceita apenas com o tempo e a ampla maioria que entenderá ser justo que o homem limite ou se liberte da maquina poluidora, constantemente confundida com a própria moral e imagem e com a liberdade, quando se cuida exatamente ao contrário.

Mas nada poderá ser feito sem o avanço da tecnologia de captura de imagens e leitura das placas, devendo ser esta tese reservada somente a quando for possível a criação destes dispositivos sem qualquer interferência a estética urbanística, com valores simbólicos de passagens que valerão para todo o dia e por uma só vez não devendo ultrapassar mais que o equivalente a duas passagens de ônibus, enquanto o povo passará a circular de forma cidadã na gema carioca.

Sobre o autor
Cassio Montenegro

Bacharel - Universidad Empresarial – Costa Rica. Concursado no V Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos