Ianni, sociedade, mundo moderno

Ianni (1989), defende que a sociologia foi dividida entre diversas tendências, escolas, teorias e interpretações que compreendem: positivismo, evolucionismo, formalismo, organizacionismo, estruturalismo, funcionalismo, entre outros.

A sociedade moderna, junto com   influência do capitalismo, tem uma grande mudança no jogo social. Nisso a sociologia seria uma autoconsciência cientifica da realidade social, buscando a compreensão e explicação das transformações sociais.

Mas, em muitos momentos a sociedade se perde, as revoluções, progresso e todo contexto histórico impulsionam o ordenamento social, onde as relações, estruturas e processos denominam a sociabilidade humana, mediante a sociedade moderna.

O ser humano, é um sujeito livre em escolhas, porém ainda segue um ordenamento, livres da tirania, mas, presos num anseio capitalista, de status e aceitação social.

IANNI, O. A Sociologia e o mundo moderno-compactado.pdf


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso