É possível utilização da verba vinculada federal concedida aos municípios com intuito de minimizar os efeitos da abrupta redução de receita, ante a pandemia mundial, para aquisições de quaisquer medicamentos e não necessariamente que sejam de combate ao v

Como utilizar verba vinculada para destinação não específica?

Leia nesta página:

A fluidez do Direito ante os efeitos indesejáveis, incalculáveis e nefastos da pandemia mundial advinda de virus, um ser invisível, silencioso, porém exorbitantemente letal.

É possível utilização da verba vinculada federal concedida aos municípios com intuito de minimizar os efeitos da abrupta redução de receita, ante a pandemia mundial, para aquisições de quaisquer medicamentos e não necessariamente que sejam de combate ao vírus covid-19?


 

             Introdução.

             O nosso questionamento é sanar a dúvida sobre a possibilidade de aquisição de medicamentos em atendimento a mandados judiciais (logo, não são para o combate ao vírus covid-19),   com a verba destinada às ações de enfrentamento à Covid-19, uma vez que é verba para MITIGAÇÃO DE SEUS EFEITOS FINANCEIROS em compensação à queda de arrecadação.

            Há a necessidade da aquisição, com urgência, contudo não se tratam, necessariamente, de medicamentos para combate ao covid-19.

            Considerações.

            

           Encontramos a resposta no art. 5º da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, em que ficou definida a liberação de recursos financeiros de livre aplicação e de aplicação vinculada.

            Com a abrupta perda de arrecadação vislumbramos a possibilidade desta aquisição, desde que com recursos financeiros de livre aplicação nas ações governamentais muito atingidas com a perda de arrecadação municipal.

Ainda, a aquisição, destes medicamentos, impreterivelmente deve ser por dispensa de licitação e seguir os trâmites dos artigos 24, inciso IV c/c 26  da Lei Federal nº 8.666/93, “in verbis”:

“Art. 24.  É dispensável a licitação:           

(...)

IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;”

(...)

Art. 26. As dispensas previstas nos §§ 2o e 4o do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situações de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do parágrafo único do art. 8o desta Lei deverão ser comunicados, dentro de 3 (três) dias, à autoridade superior, para ratificação e publicação na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condição para a eficácia dos atos.                 (Redação dada pela Lei nº 11.107, de 2005)

Parágrafo único.  O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, será instruído, no que couber, com os seguintes elementos:

I -  caracterização da situação emergencial, calamitosa ou de grave e iminente risco à segurança pública que justifique a dispensa, quando for o caso;                (Redação dada pela Lei nº 13.500, de 2017)

II - razão da escolha do fornecedor ou executante;

III - justificativa do preço.

IV - documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.                (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998)


 

 Conclusão.

    Com muita cautela ao procurarmos a resposta à inquietante indagação, não vislumbramos óbices jurídicos na aquisição de medicamentos em geral para cumprimento de mandados judiciais, com a utilização da verba federal de enfrentamento à pandemia, desde que sejam os recursos financeiros de livre aplicação, relativamente ao art. 5º da Lei Complementar nº 173/20.

Outrossim, o expediente se processa através de dispensa de licitação, com fundamento legal  no art. 24 inciso IV c/c art. 26 da Lei Federal nº 8.666/93.

Sobre a autora
Roberta Kandas de Meiroz Grilo

Especialização em Direito Público Procuradora do Município de Jundiaí.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos