É necessário cumprir algum prazo mínimo de casamento para requerer o divórcio?

15/03/2021 às 17:46
Leia nesta página:

O cônjuge recém-casado pode divorciar-se? Ou deve aguardar algum prazo para requerer o divórcio?

 Hoje separei uma questão simples, mas que atormenta o cônjuge recém-casado, que encontrando insucesso e infelicidade no casamento deseja libertar-se, rsrsrs.

O divórcio, como sabido, é o meio pelo qual se põe fim ao casamento (rompe a sociedade conjugal e extingue o vínculo matrimonial).

O tema é de suma relevância, uma vez que em 2020, devido ao isolamento social decorrente da pandemia da covid-19 os números de divórcios no país aumentaram significativamente, o que ocorreu não só pelo maior convívio dos cônjuges no lar, já que muitas empresas adotaram o home office, mas também pela facilidade do divórcio extrajudicial digital editado pelo CNJ no provimento 100/2020 (ocorrendo de forma virtual por meio do sistema e-Notariado).

Mas voltemos a questão principal: “é necessário respeitar algum prazo mínimo de casamento para requerer o divórcio?”

O cônjuge recém-casado pode divorciar-se? Ou deve aguardar algum prazo para requerer o divórcio?

A resposta é negativa! Não se exige prazo mínimo para requerer o divórcio. Ou seja, você pode casar hoje e se divorciar amanhã!

Não é um incentivo ao divórcio, pelo contrário, constitui a promoção da dignidade da pessoa humana visando respeitar o ser humano tal como é e propiciar a liberdade de escolher se quer manter-se casado ou não.

Como bem defendem Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho (2017) o ordenamento jurídico deve garantir: meios diretos, eficazes e não burocráticos para que, diante da derrocada emocional do matrimônio, os seus partícipes possam se libertar do vínculo falido, partindo para outros projetos pessoais de felicidade e de vida.

Referências bibliográficas:

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Provimento nº 100, de 26 de Maio de 2020. Disponível em: <https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3334>. Acesso em 15/03/2021.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Manual de Direito Civil. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2017.

Sobre a autora
PALOMA LILIAN BATALHA

Professora de Direito. Advogada OAB/PE. Palestrante. Especialista em Direito Civil e Processo Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos