O Estado seria responsável pelos danos causados por Lázaro Barbosa após as inúmeras fugas do sistema prisional?

26/06/2021 às 16:21
Leia nesta página:

Caso Lázaro Barbosa - Análise da responsabilidade civil do estado de acordo com o posicionamento do STF.

Desde o início de Junho/2021 o Brasil acompanhou a trajetória do serial killer Lázaro Barbosa (32). Acusado dos mais diversos crimes, como homicídios, roubos, estupros e porte ilegal de arma de fogo, o criminoso ficou preso por alguns anos, tendo fugido do sistema prisional por três vezes. Lázaro ficou conhecido nacionalmente pelo terror causado no Distrito Federal e em Goiás.

Por esse motivo, uma força tarefa composta de mais de 200 policiais perseguiram ininterruptamente ao serial killer, só o encontrando no 20º dia de buscas, 28/06/2021.

Levando em consideração a gravidade do caso e a evidente falha do sistema penitenciário diante das fugas de Lázaro, dúvidas pairam a respeito da (im)possibilidade do Estado ser responsabilizado pelos danos praticados pelo assassino em série.

Vou direto ao ponto!!!

O STF possui entendimento firmado em Repercussão Geral (tema 362) no sentido de que:

Nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, não se caracteriza a responsabilidade civil objetiva do Estado por danos decorrentes de crime praticado por pessoa foragida do sistema prisional, quando não demonstrado o nexo causal direto entre o momento da fuga e a conduta praticada.

Sendo assim, haverá responsabilização do Poder Público de forma objetiva (sem análise de culpa) se os danos causados pelo fugitivo do sistema prisional tiverem relação direta e imediata com o momento da fuga, seria o caso de crimes de roubo e homicídio praticados nos dias seguintes à fuga.

Em análise ao caso do serial killer Lázaro Barbosa, percebe-se que houve um interstício relativamente longo entre a fuga e a prática das atividades delituosas.

Dessa forma, seguindo a atual orientação do STF, não há que se falar em responsabilidade do Estado pelos danos causados pelo fugitivo Lázaro Barbosa.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Tema 362. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudenciaRepercussao/verAndamentoProcesso.asp?incidente=3838114&numeroProcesso=608880&classeProcesso=RE&numeroTema=362#>. Data de acesso: 26.06.2021.

Lázaro Barbosa, suspeito de chacina em Ceilândia: veja crimes, fuga cinematográfica e buscas em Goiás. Disponível em: <https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/06/16/lazaro-barbosa-suspeito-de-chacina-em-ceilandia-veja-crimes-fuga-cinematografica-e-buscas-em-goias.ghtml>. Acesso em: 26.06.2021.

Sobre a autora
PALOMA LILIAN BATALHA

Professora de Direito. Advogada OAB/PE. Palestrante. Especialista em Direito Civil e Processo Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos