Minha ideia de Reestruturação aos Órgãos de Segurança Pública. Solução a Unificação entre duas Polícias Estaduais? Sem sombra de dúvidas o Ciclo Completo solucionará.

02/05/2022 às 12:01
Leia nesta página:

Extrema necessidade de Reestruturar os Órgãos de Segurança Pública. Priorizando os servidores públicos, tendendo que a sociedade receba um serviço de qualidade.

1) Aumento de Guardas Civis Municipais ou ''Polícias'' do Município. Responsabilizadas pelo Patrulhamento, Policiamento Comunitário, Investigações de Crimes Comuns. Regidas pela Hierarquia e Disciplina.

 

- Podendo cada município estruturar a colocação hierárquica. Como por exemplo: GCM 3º, 2º, 1º Classe, Guarda de Classe Especial,  Superintendente, Inspetor ou Níveis de Inspetores e Comissários ou Comando.

 

- Acréscimo de Juízes Municipais, agilizando nos processos.

 

2) Desmilitarização das Polícias Militares. Transferindo o Efetivo da antiga Força Reserva do Exército para Guarda Civil Metropolitana do Estado. Continuada a Estética Militar de Nomenclaturas, Disciplina, Código de Honra, Continência.   Responsabilizada pela Manutenção da Órdem Pública.

 

- Extinto o modelo idêntico de Divisão de Carreiras das Forças Armadas;

 

- Toda a Lei válida à todos os Policiais;

 

- Continuado os Grupos Especiais de Cavalaria, CHOQUE, BOPE e etc...

 

- Implementando o ingresso unicamente como Guarda Civil de 2ª Classe Policial; Prosseguindo como Cabo, Sargentos, Tenentes, Capitão, Major e Comandantes.

 

- Responsável pelo Ciclo Completo de Atividade.

 

3) Extinguir os Cargos de Escrivães e Delegados das Polícias Investigativas ou Judiciárias. Estruturando numa única Carreira Policial dentro da Corporação.

- Ingresso unicamente como Agente ou Investigador de 8ª ou 5ª Classe após concluída a Formação na ACADEPOL. Devendo efetuar a Atividade de Patrulhamento ou Rondas Unificadas. Podendo de qualificar-se nos Nichos especializados de Inteligência e Investigações.

 

- Caráter Investigativo, Repressivo e Judiciário.

 

- Continuando a existir os Grupos Especiais de Elite.

 

- Resgatando a antiga Especialidade de Rádio Patrulha e Rondas Unificadas.

 

- Incorporando os ''Escribas'' ou Escrivães na Classe Distinta de Tira Policial.

 

-  Extinguindo o Cargo de Delegado. Podendo os antigos delegados de percorrerem o ciclo de carreira. Incorporados como Juízes ou Agentes Policiais.

 

- Carreira estruturada em Agentes ou Investigadores por Níveis de Classes, Inspetores, Superintendentes e Comissários de Chefia.

 

4) REESTRUTURAÇÂO A POLICIA FEDERAL NA CARREIRA:

 

- Continuado o Ingresso de Agentes Administrativos terceirizados por via de Concurso Público de 2º grau;

 

- Transferindo o Efetivo de Escrivães  ao Cargo de Agente Policial da PRF;

 

- Extinto o Cargo de Delegado. Podendo os Novatos alternarem para o Ciclo de Carreira Policial ou Operadores Jurídicos de Magistratura;

 

- Permanecendo o Caráter de Polícia Judiciária da União. Responsável pela Prevenção, Repressão e Inteligência Policial;

 

Efetuando o Poder de Polícia Marítima e Vigilância Aeroportuária;

 

5) Polícia Rodoviária Federal deve continuar prestando o excelente trabalho de Patrulhamento nas Rodovias Federais. Devendo de efetuarem o Ciclo Completo de crimes menos graves.

- Continuado o ingresso de Agentes Adminsitrativos;

- Continuidade do Ingresso unicamente como Agente Policial de PRF;

- Criadas as novas penitenciárias provisórias. Crimes graves para a Polícia Judiciária da União ou Polícias Investigativas Estaduais.

 

6) REATIVAÇÃO DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL.

Receberia a Reestruturação por novo decreto. Chefiada temporariamente por Coronéis ou Oficiais Superiores do Exército Brasileiro. Incorporando os Instrutores Capacitados e Técnicos na Academia Nacional da PFF. Militares do EB e Policiais Federais no Magistério do Corpo de Treinamento.

 

- Ingresso como Agente de 3ª Classe. Carreira estruturada em Agentes, Inspetores, Superintendentes e Comissários.

 

- Responsáveis pelo Patrulhamento, Vigilância, Fiscalização, Apreensão e Operações Especiais nas Ferrovias.

(Texto digitado por mim), baseado em pesquisas e leituras. Agradeço pela sua leitura!

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos