IMPUGNAÇÃO AO DESCONTO DA PSS

IMPUGNAÇÃO DE DESCONTO DA PSS EM RPVs

14/03/2014 às 15:12
Leia nesta página:

Cuida-se de impugnação ao desconto de PSS sobre Requisições de Pequeno Valor.

EXCELETÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO .. JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE ...

Processo n.:

                    Fulano de tal, já qualificado nos autos supra, vem, muito respeitosamente à Vossa Excelência, EM ATENÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA PROCESSUAL E CELERIDADE PROCESSUAL, basilares do juizado especial cível, vem requerer a reconsideração do despacho retro, contestar os cálculos juntados pela União, em razão dos mesmos trazerem previsão para desconto da PSS, o que não deve ocorrer, pelos fundamentos que seguem:

               Com efeito, a orientação que se firmou no Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do REsp 1.239.203/PR, submetido à sistemática de julgamento de recursos repetitivos (art. 543-C do CPC), é a de que a contribuição previdenciária do servidor público - PSS - não incide sobre os juros de mora pagos em execução de sentença judicial, ainda que esta abranja diferenças de natureza exclusivamente salarial.

Senão vejamos novamente:

AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. CONTRIBUIÇÃO DO PLANO DE SEGURIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO (PSS). VALORES PAGOS EM CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL (DIFERENÇAS SALARIAIS). INEXIGIBILIDADE DA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A PARCELA REFERENTE AOS JUROS DE MORA. MATÉRIA SUBMETIDA E JULGADA SOB O REGIME DO ART. 543-C DO CPC PELA 1ª SEÇÃO DO STJ: RESP 1.239.203/PR, MIN. MAURO CAMPBELL MARQUES, DJE DE 01/02/2013. MULTA. INAPLICABILIDADE.

 

1. Não incide a contribuição para o Plano de Seguridade do Servidor Público - PSS - sobre os juros de mora pagos em execução de sentença judicial, ainda que esta abranja diferenças de natureza exclusivamente salarial. Matéria julgada sob o regime do art. 543-C do CPC no julgamento do Recurso Especial 1.239.203/PR (Min. Mauro Campbell Marques, DJe de 01/02/2013).

2. Multa não aplicada por ter sido o agravo regimental interposto

antes do julgamento do recurso repetitivo.

3. Agravo regimental não provido[1].

                                   1. O ordenamento jurídico atribui aos juros de mora a natureza indenizatória. Destinam-se, portanto, a reparar o prejuízo suportado pelo credor em razão da mora do devedor, o qual não efetuou o pagamento nas condições estabelecidas pela lei ou pelo contrato. Os juros de mora, portanto, não constituem verba destinada a remunerar o trabalho prestado ou capital investido.

2. A não incidência de contribuição para o PSS sobre juros de mora encontra amparo na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que autoriza a incidência de tal contribuição apenas em relação às parcelas incorporáveis ao vencimento do servidor público. Nesse sentido: REsp 1.241.569/RS, 2ª Turma, Rel. Min. Herman Benjamin, DJe de 13.9.2011.

3. A incidência de contribuição para o PSS sobre os valores pagos em cumprimento de decisão judicial, por si só, não justifica a incidência da contribuição sobre os juros de mora. Ainda que se admita a integração da legislação tributária pelo princípio do direito privado segundo o qual, salvo disposição em contrário, o bem acessório segue o principal (expresso no art. 59 do CC/1916 e implícito no CC/2002), tal integração não pode implicar na exigência de tributo não previsto em lei (como ocorre com a analogia), nem na dispensa do pagamento de tributo devido (como ocorre com a equidade).

4. Ainda que seja possível a incidência de contribuição social sobre quaisquer vantagens pagas ao servidor público federal (art. 4º, § 1º, da Lei 10.887/2004), não é possível a sua incidência sobre as parcelas pagas a título de indenização (como é o caso dos juros de mora), pois, conforme expressa previsão legal (art. 49, I e § 1º, da Lei 8.112/90), não se incorporam ao vencimento ou provento. Por tal razão, não merece acolhida a alegação no sentido de que apenas as verbas expressamente mencionadas pelos incisos do § 1º do art. 4º da Lei 10.887/2004 não sofrem a incidência de contribuição social.

5. Recurso especial não provido.

 

Por se tratar de decisão que envolve a mesma matéria, requer o afastamento da PSS, como medida de justiça e garantia do tratamento isonômico.

Nestes Termos,

Espera Deferimento.

Brasília, 12 de dezembro de 2013.

Leilah Luahnda Gomes de Almeida

OAB 12907


[1] Superior Tribunal de Justiça - AgRg no REsp 1257579 / PR - AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL 2011/0124753-3. Ministra ELIANA CALMON. 2Turma, Publicado no DJe 13/06/2013

Sobre a autora
Leilah Almeida

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, Professora, Advogada e Consultora Jurídica. <br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos