Medida cautelar de afastamento do lar

20/01/2015 às 13:22
Leia nesta página:

Ação cautelar para afastamento de companheiro do lar por violação da Lei Maria da Penha nº 11.340/06

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE MATELÂNDIA - PR.

 

 

 

 

 

MEDIDA CAUTELAR LEI Nº 11.340/06.

 

 

 

 

 

      

 

 

FULANA DE TAL, brasileira, casada, garçonete, portadora da carteira de identidade RG nº 000.000-00, inscrita no CPF sob o n° 000.000.000-00, residente e domiciliada na rua das Flores, nº XX, bairro Jardim Botânico, Matelândia - PR, por seu advogado, que ao final subscreve, devidamente inscrito na OAB/PR, vêm, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, expor e requerer o que segue:

A requerente é casada com o Sr. SICLANO DE TAL, brasileiro, casado, entregados de jornal, inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00 residente e domiciliado no mesmo endereço supra citado, desde 10 de dezembro de 2004, mas reside junto com ele a 15 (quinze) anos, sendo que , dessa união adveio o nascimento de uma filha. Ocorre que, com o transcorrer dos anos, a convivência entre o casal tornou-se insustentável por culpa exclusiva do Sr. Siclano, em razão do constante e exagerado uso de bebidas alcoólicas, agredia verbal e fisicamente a requerente, difamando a sua honra e moral, e ainda a ameaçava constantemente de morte, boletim de ocorrência anexo

 

Por esses motivos, a vida em comum tornou-se insuportável e arriscada para a própria integridade física e moral da ofendida, sendo que no dia 07 de outubro, a mesma foi agredida fisicamente pelo requerido, boletim de ocorrência anexo.

Após a referida agressão, a vida do casal se tornou ainda mais insuportável, sendo que o tempo todo em que estes ficam juntos em casa há brigas. Além de afetar diretamente a requerente esta situação, também afeta a filha do casal, que presencia todas as discussões, com apenas 9 (nove) anos de idade, estando muito triste e confusa com tal situação.

Vale ressaltar ainda que no dia 22 de novembro de 2014, o mesmo foi até o local de trabalho da requerente, Hotel Fazenda, para agredi-la, o que restou infrutífero graças aos colegas de trabalho da requerente que a afastaram levando-a a outra sala, boletim de ocorrência anexo.

Conforme se verifica, o presente caso encaixa-se perfeitamente na nova Lei nº 11.340/06, uma vez que a vítima é mulher, o seu agressor é seu marido e o delito (artigos 147 e 129 § 9º do Código Penal) praticado configura umas das formas de violência - a psicológica e física - contra a mulher.

Assim, nos termos dos artigos 19 e 22 da Lei 11.340/06, constatada a ocorrência de violência doméstica ou familiar, o juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida, poderá conceder de imediato as medidas protetivas de urgência.

Além disso, reza o art. 22 da Lei 11.340/06:

Art. 22.  Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgência, entre outras:

I - suspensão da posse ou restrição do porte de armas, com comunicação ao órgão competente, nos termos da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

III - proibição de determinadas condutas, entre as quais:

a) aproximação da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor;

b) contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação;

c) frequentação de determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida;

IV - restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço similar;

V - prestação de alimentos provisionais ou provisórios.

Vê-se que a requerente faz jus aos alimentos provisionais, já que estes são necessários para a mantença do lar e a subsistência da filha do casal. Levando-se em consideração que o requerido ganha mais de dois salários mínimos, requer-se que se estipule o valor em R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais.

Insta salientar que a residência em que o casal habita era da mãe da requerente conforme se comprova através do CONTRATO DE COMPROMISSO DE CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO da Prefeitura Municipal, anexo.

 Importante ressaltar que, recebido o expediente com o pedido da ofendida, o juiz deverá no prazo de 48 horas decidir acerca das medidas de protetivas de urgência, independentemente de audiência das partes e de manifestação do Ministério Público (artigos 18, I e 19, parágrafo 1º da Lei 11.340/2006).

Com base no exposto, requer-se à V. Exa, para ter assegurada a sua integridade física e mental, MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA, consoante o artigo 22 da Lei nº 11.340/06, I - SUSPENSÃO DA POSSE OU RESTRIÇÃO DO PORTE DE ARMAS, COM COMUNICAÇÃO AO ÓRGÃO COMPETENTE, NOS TERMOS DA LEI nº 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003, caso o Sr. Jorge tenha o porte de arma, II - PROIBIR O AGRESSOR DE APROXIMAR-SE OU FAZER CONTATO COM A OFENDIDA E SEUS FAMILIARES, III- PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS PROVISISORIOS NO VALOR DE R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS).

                             Nestes termos,

                             Pede deferimento.

                              Matelândia, 24 de novembro de 2014.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

                           

Fulana de Tal                                                                                 Advogado

                                                                                                         OAB/PR nº XXXXX.          

Sobre o autor
Vainer Marcelo Bernardes

Graduado em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano. (Alfenas/MG). Pós Graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Poços de Caldas/MG). Advogado atuante em vários ramos do Direito. <br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos