Pedido de habilitação como assistente da acusação

09/06/2015 às 03:09
Leia nesta página:

Injúria racial na presença de várias pessoas e por meio que facilitou a divulgação do crime.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ­­_________VARA CRIMINAL DA CAPITAL – _________

NPU: 

                        Intermediado por seu mandatário ao final firmado, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção _______, sob o nº_____ – instrumento procuratório específico acostado (doc. 01) – comparece _______________, brasileiro, solteiro,  maior, residente e domiciliado na rua ___________________________, possuidor do RG nº_____________., inscrito no CPF sob o nº________________________,  nos autos desta ação penal pública, em face de crime tipificado no artigo 140, §3º, c/c o art. 141, inciso III, ambos do Código Penal, noticiado pela peça inaugural como perpetrado por __________________________________ contra o ora postulante, figurando nesta, portanto, como  vítima, e por tal qualidade e legitimidade (Ex vi do art. 268 e art. 269, ambos do CPP), através da presente vem requerer sua

HABILITAÇÃO COMO ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO

                        Razão pela qual vem evidenciar as considerações abaixo e, ao término, delinear o pedido pertinente, maiormente em obediência à fase processual ora alcançada.

  1. BREVES CONSIDERAÇÕES

                   Segundo a peça acusatória recebida em _______________________ que dormita nos autos o Acusado foi denunciado pelo Ministério Público Estadual como incurso no tipo penal previsto no artigo 140, §3º, c/c o art. 141, inciso III, ambos do Código Penal.

                          Denota-se, mais, segundo o relato contido na referida peça processual, que o ora Postulante é tido como vítima do enlace fático da infração penal perpetrada.

                        Rememora-se que o senhor _____________________ foi Injuriado, ofendido na sua dignidade, inclusive por tratar-se de pessoa acometido de doença mental grave – CIDF72, cópia atestado médico em anexo – doc. 02), na presença de várias pessoas, pois os fatos ocorreram no transporte público, facilitando assim a divulgação da injúria perante toda a sociedade.

                         Infere-se que, por este ângulo, o Postulante almeja obter provimento judicial condenatório, desate este que alcançará sua pretensão de obter o ressarcimento dos danos suportados pelo delito em liça, nos moldes do que estipula o art. 387, inc. IV, do Código de Processo Penal.

  1. REQUERIMENTOS

                   Diante disto, o Postulante vem requerer, como o devido acatamento e respeito de praxe, que Vossa Excelência adote as seguintes providências:

  1. Seja feita a oitiva do ilustríssimo representante do Órgão Ministerial acerca desta pretensão (Ex vi do artigo 272, do CPP); e
  2. Após isto, tendo o Postulante satisfeito à questão da legitimidade de também figurar no polo ativo desta querela penal, admita-se o ingresso do mesmo no presente feito (Ex vi do artigo 269, do CPP).
  3. Ao final, confirmando-se a condenação, seja fixado valor indenizatório para o ressarcimento dos danos suportados pela vítima, nos moldes do que estipula o art. 387, inc. IV, do Código de Processo Penal.

                         

                            Nestes termos,

pede deferimento.

ADVOGADO

_______,______,___________,______

OAB / PE nº

Sobre o autor
Darlan Batista

Advogado criminalista com atuação nacional. Especialista em Direito Penal e Processo Penal (nota máxima no Trabalho de Conclusão do Curso intitulado: Relativização da prisão cautelar: Ponderação dos princípios do estado de inocência e da necessidade da prisão). Exerceu o cargo de assessor parlamentar 2008/2010 no Legislativo Municipal do Recife. Atuou como agente multiplicador do combate e prevenção ao tráfico de seres humanos/SDS-PE. Editor do Blog Ampla Defesa: www.ampladefesa.wordpress.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos