petição QUEIXA CRIME

04/09/2016 às 12:11
Leia nesta página:

Queixa crime, petição.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DA COMARCA DO CRATO – CE

            _______ (NOME), _______ (NACIONALIDADE), _______ (ESTADO CIVIL), _______ (PROFISSÃO), portador da cédula de identidade nº _______, inscrito no CPF sob o nº _______, com endereço de e-mail _______, residente e domiciliado _______ (ENDEREÇO), na comarca de Juazeiro do Norte/CE, vem por intermédio de sua advogada infra-assinado e qualificada no instrumento procuratório em anexo, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 139 e 140 do Código Penal e do artigo 41 do Código de Processo Penal, oferecer QUEIXA CRIME em face de _______ (NOME), _______ (NACIONALIDADE), _______ (ESTADO CIVIL), _______ (PROFISSÃO), portadora da cédula de identidade nº _______, inscrita no CPF sob o nº _______, com endereço de e-mail _______, residente e domiciliada _______ (ENDEREÇO), na cidade de CRATO/CE, pelos motivos e fatos a seguir aduzidos:

DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

Inicialmente, o Requerente afirma não possuir condições de arcar com custas processuais e honorários advocatícios, sem que ocorra prejuízo do seu sustento, razão pela qual faz jus ao benefício da gratuidade da justiça, nos termos do artigo 4° da Lei 1.060/50, com redação introduzida pela Lei 7.510/86 e art. 28 da Lei n° 11.340/2006.

DOS FATOS

            O autor e a ré mantiveram um relacionamento por um determinado período de tempo, porém por incompatibilidade de genes e discursões constantes em razão do ciúme da querelada, o relacionamento veio ao fim.

            Ocorre Excelência, que a requerida ficou bastante inconformada com o fim da relação e passou a ter atitudes agressivas, frequentemente vinda a tentar denegrir a imagem do querelante, porém como não conseguiu influenciar negativamente a imagem do autor em relação aos amigos que possuem em comum, visto que, conhecem a reputação ilibada do mesmo.

            A ré passou a utilizar da rede social, facebook, por meio do perfil _______ (USUÁRIO), e em sua página, tornando público, ou seja, permitindo que todos os usuários desta rede social pudessem ler inclusive o autor, a querelada inseriu o seguinte texto:

“José, você é um canalha, um fraldinha. Ninguém vai querer ter um relacionamento sério com alguém tão imbecil quanto você. Trabalha o dia todo e não tem nem onde cair morto, você deveria pelo menos é morrer logo, seu imprestável”.

            A partir deste momento a vida do meu cliente tornou-se um verdadeiro martírio, vindo a receber mensagens de baixo calão, denegrindo a sua imagem, em casa, junto aos amigos e até mesmo no local de trabalho, onde passou a ser motivo de piada diariamente.

            Vale ressaltar ainda que esta rede social em questão é considerada a importante do mundo, possuindo um número de usuários superior a 1,23 bilhoões1 de usuários e só no Brasil seu número chega aos 61,22 milhões de usuários, logo, não se pode deixar de salientar o que trata o artigo 141 do CP:

            “As penas cominadas neste Capítulo aumentam-se de um terço, se qualquer dos crimes é cometido:

            III – na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria”.

            Deste modo, Excelência, a cada segundo o número de pessoas que podem visualizar ou até mesmo compartilhar tamanho descrédito, foge completamente do controle e pior, pode nunca sair das redes sociais.

           

DO DIREITO

            Da Injúria

            Em razão do relato circunstanciado dos fatos, bem como pela maneira que agiu a requerida, cometendo assim ato ilícito em desfavor à dignidade do requerente, conforme trata o artigo 140 do CPB:

            “Injúria”

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.

Pena: detenção, de 1(um) a 6 (seis) meses, ou multa.

            Observa-se então, que a honra, tratada neste artigo, é subjetiva, ou seja, está diretamente relacionado com o sentimento de cada um, em razão de seus atributos. Sejam eles físicos, mentais ou morais.

Da Difamação

Ao denegrir a honra e a imagem do autor, depreciando este, perante a sociedade, familiares, amigos e até mesmo desconhecidos, depreciando sua reputação, antes ilibada.

Da difamação

Art.139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

Pena: Detenção, de 3(três) meses a 1 (um) ano, e multa”.  

Neste caso, a honra tratada neste artigo refere-se a honra objetiva, ou seja, à reputação, o que as demais pessoas pensam a seu respeito, no que toca seus atributos intelectuais, físicos e morais.

            Em razão dos fundamentos acima explanados e com embasamento na jurisprudência TJPE e do TJRO, conforme se vê abaixo:

“RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. QUEIXA CRIME RECEBIDA INTEGRALMENTE. CRIMES CONTRA A HONRA. RECONSIDERAÇÃO. RECEBIMENTO PARCIAL DA ACUSAÇÃO. AUSÊNCIA DE CONDIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE AÇÃO PENAL. IMPROVIMENTO.” (PROCESSO: SER 3559215 PE, RELATOR: ODILON DE OLIVEIRA NETO, JULGAMENTO: 07/04/2015, 1ª CÂMARA CRIMINAL, PUBLICAÇÃO: 22/04/2015)

“CRIMES CONTRA A HONRA. CALÚNIA. DIFAMAÇÃO. QUEIXA-CRIME. RECEBIMENTO. AUDIÊNCIA de INAUGURAÇÃO. DETERMINAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. FATOS VERDADEIROS. DIREITO. LIBERDADE DE EXPRESSÃO. HONRA. CONFLITO. APLICAÇÃO. NOTÍCIAS PUBLICADAS. CRítica. ATUAÇÃO. HOMEM PÚBLICO. DOLO. AUSÊNCIA. CONDUTA ATÍPICA.” (PROCESSO: APL 00028346520158220000 RO 0002834-65.2015.822.0000, Relator(a):Desembargador Hiram Souza Marques, Julgamento:05/11/2015, Órgão Julgador:1ª Câmara Criminal, Publicação:Processo publicado no Diário Oficial em 17/11/2015.)

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

DOS PEDIDOS

        Diante do exposto, requer o autor:

  1. O benefício da gratuidade da justiça;
  2. Citar o querelado para apresentar Resposta Escrita, no prazo legal;
  3. Condenar o réu aos efeitos dos artigos 139 e 140 do Código Penal Brasileiro, além da qualificadora do artigo 141, III, em razão do meio utilizado para cometer os delitos;
  4. Arbitrar indenização a ser paga pelo querelado a título de danos morais a ser fixado por este juízo;
  5. Aplicar sucumbência e arbitrar honorários;
  6. Por fim, requer a notificação das testemunhas do rol apresentado abaixo, para virem depor em juízo, em dia e hora a serem designados, sob as cominações legais.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidos em direito, em especial pela juntada de documentos, oitiva de testemunhas e depoimento pessoal da parte ré.

Dá a causa o valor meramente fiscal de R$ 100,00 (cem reais).

Termos em que

pede deferimento.

Crato, 16 de fevereiro de 2016.

_______________________

Caroline Linard Tavares

OAB XXXX/XX

Rol de Testemunhas

  1. _______(NOME), ________(PROFISSÃO), _______(ENDEREÇO);
  2. _______(NOME), ________(PROFISSÃO), _______(ENDEREÇO);
  3. _______(NOME), ________(PROFISSÃO), _______(ENDEREÇO);

Relação de documentos

  1. Cópia do RG e CPF do autor;
  2. Procuração AD Judicia;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Fotos da página do facebook;

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos