Modelo de petição:divórcio consensual

13/12/2016 às 10:19
Leia nesta página:

Nos termos da Lei 11.441/07, o procedimento para a separação amigável é simples, podendo ser feito em Cartório de Notas, desde que não envolva interesse de menores sendo indispensável a presença de Advogado.

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) TABELIÃO DO __OFÍCIO DE NOTAS, REGISTRO CIVIL E PROTESTSO DE TÍTULOS DE ____________ .

***********************************, nacionalidade, estado civil,  profissão, portador (a) da Carteira de Identidade/CNH nº: ************, inscrito (a) no CPF sob o nº **************, endereço, CEP:, e-mail: ******************, telefone(s): (**) *****-***** e ***********************************, nacionalidade, estado civil,  profissão, portador (a) da Carteira de Identidade/CNH nº: ************, inscrito (a) no CPF sob o nº **************, e-mail: ******************, telefone(s): (**) *****-*****, endereço, CEP:, por meio de seu advogado ****************, OAB/UF nº *****, abaixo assinado, com endereço sito a *******************, Cidade/UF, CEP: *******, e-mail: ****************, vem, respeitosamente, perante Vossa Senhoria, pedir:

DIVÓRCIO CONSENSUAL

Pelos motivos de fato e de direito que passa a aduzir e ao final requerem:

1. DO CASAMENTO:

Os requerentes contraíram matrimonio em *** de dezembro de 2016, contudo devido a incompatibilidades na vida conjugal tornou-se inviável a convivência razão pela qual, pedem divórcio.

Diante do fato, considerando que o casal não manifesta interesse de retomar à vida conjugal, impõe-se a necessidade de romper definitivamente qualquer laço jurídico existente entre ambos.

Por este motivo ambos requerem agora o Divórcio consensual, nos moldes do disposto na Lei nº 11.441/2007, que autoriza que o divórcio seja feito extrajudicialmente, em cartório.

2. DOS BENS

O casal não tem bens a partilhar, pois durante a vivência conjugal não construíram patrimônio em comum.

3. DOS FILHOS

O casal não possui filhos.

4. DOS NOMES

 4.1 - A Cônjuge virago voltará a utilizar o nome de solteira, a saber: ***************.

 4.2 - O Cônjuge varão voltará a utilizar o nome de solteiro, a saber: *****************.

5. DAS DÍVIDAS

Não há dívidas em comum.

6. DOS ALIMENTOS

Não haverá pensão alimentícia ou qualquer outra prestação continuada de cunho patrimonial a qualquer dos cônjuges.

7. DO DIREITO

A Lei 11.441/07, passou a permitir que os divórcios sejam feitos em cartório, extrajudicialmente, quando não estiver envolvido interesse de menores e desde que seja consensual. Situação que está refletida no presente caso.

Nesta senda, a Lei nº 13.105/2015 (Código de Processo Civil), dispõe acerca do divórcio consensual observados os requisitos legais, nos termos do Art. 733, in verbis:

Art. 733.  O divórcio consensual, a separação consensual e a extinção consensual de união estável, não havendo nascituro ou filhos incapazes e observados os requisitos legais, poderão ser realizados por escritura pública, da qual constarão as disposições de que trata o art. 731.

§ 1o A escritura não depende de homologação judicial e constitui título hábil para qualquer ato de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras.

§ 2o O tabelião somente lavrará a escritura se os interessados estiverem assistidos por advogado ou por defensor público, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial. (grifo nosso)

No caso em epígrafe existe consenso entre os cônjuges quanto ao divórcio; o casal não possui filho em comum, dívidas e ambos estão assistidos por advogado que subscreve esta exordial. Portanto, presente todos os requisitos para propositura do feito.

8. DECLARAÇÕES FINAIS

Nesta senda, perante o advogado que esta subscreve as partes tomaram ciência das consequências jurídicas do divórcio, expressando vontade de ver dissolvido o vínculo conjugal entre eles existente, passando ao estado civil de divorciados, o que extingue todos os deveres do casamento. O divórcio que ora requerem não prejudica o interesse de terceiros e preserva o interesse dos cônjuges.

8.1 – Da Resolução CNJ nº. 35/2007.

Considerando a Resolução CNJ nº. 35, de 24 de abril de 2007, alterada pela Resolução nº 220/2016, que estabelece requisitos, nos termos do art. 47, para lavratura da escritura pública de separação consensual o cônjuge virago declara não se encontrar em estado gravídico.

9. DO PEDIDO

Diante do exposto, e em face do preceito legal que ampara a pretensão, requerem e autorizam:

  1. Que o Oficial de Registros efetue a consequente lavratura de escritura pública para averbação em seus registros civis;
  2. Requerem, ainda, juntada dos documentos que instruem a presente exordial.

Nesses Termos

Pede e Espera Deferimento.

                                                                                                                  Cidade/UF,   de dezembro de 2016.

                                                      _____________________________

                                                                  CPF nº **************

                                                      _____________________________

                                                                    CPF nº **************

                                                                     **********************

                                                                              Advogado

                                                                        OAB/UF nº *****

Sobre o autor
Ellcio Dias dos Santos

Especialista em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil pela AVM/Universidade Cândido Mendes. Advogado, formado pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - UNIDESC, Luziânia/GO. Formado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, em Ciências, com habilitação em Matemática, São Luis/MA. Servidor Público Federal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos