Ação Popular

05/12/2017 às 15:13
Leia nesta página:

Trata-se de modelo de Ação Popular em face de município, tendo em vista contrato de fornecimento de material, para toda rede de ensino municipal, pelo prazo de 60 dias, realizado com empresa sem que tenha havido o prévio e devido procedimento licitatório.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(ÍZA) DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA ___

FULANO DE TAL, eleitor do Município _____, vem por meio de seu advogado e procurador abaixo assinado (Procuração anexa), com fulcro no art. 5º, LXIII, da CF/88, e art. 1º da Lei nº 4.717/65, perante Vossa Excelência propor AÇÃO POPULAR emf ace do Município ____ e da empresa ____, CNPJ ___, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS

O Município ___, representado por seu Prefeito, Sr. Cicrano, celebrou contrato com a empresa ____, de propriedade do atual companheiro de seu filha, tendo como objeto o fornecimento de material escolar para toda a rede de ensino municipal, pelo prazo de 60 dias. Ocorre que o referido contrato, no valor de 5 milhões de reais, foi celebrado sem o prévio e devido procedimento licitatório, não cabendo ao caso aplicar nenhuma das hipóteses de dispensa de licitação.

DOS FUNDAMENTOS DE DIREITO

Autoriza o art. 5º, inciso LXXIII, da CF/88 o ajuizamento da referida Ação Popular. O mesmo artigo garante a todo cidadão que esteja no regular gozo de seus direitos eleitorais a legitimidade ativa para o ajuizamento da presente ação popular.

Como sabido, o art. 37, inciso XXI, da CF/88 e o art. 2º da Lei nº 8.666/93 exigem que seja feito p´revio processo licitatório para a contratação de fornecimento de bens pelo Poder Público, no caso em particular, material escolar. Todavia, o contrato fora realizado sem a realização de tal procedimento.

Ademais, a Lei nº 8.666/93, em consonância com o princípio da impessoalidade, proíbe a Administração Pública de beneficiar pessoa determinada em detrimento do interesse público que deve nortear toda e qualquer atividade administrativa. No caso, como explicitado nos fatos, esse princípio fora claramente desrespeitado. Além deste, há também clara ofensa a outros princípios, dentre os quais, ao princípio da moralidade administrativa, probidade administrativa e eticidade.

DO PEDIDO

Diante do exposto requer:

a) A citação de todos os réus para, querendo apresentar  defesa;

b) A citação do Município nos termos da Lei nº 4.717/65;

c) A intimação do Ministério Público;

d) A procedência do pedido para anular o referido ato administrativo (Contrato nº ___);

e) Condenação dos réus para ressarcir os danos causados ao erário;

f) condenação dos réus ao pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios;

g) a produção de todas as provas admitidas em direito.

Dá-se à causa o valor de R$ ___

Loca, data.

Advogado

OAB nº 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos