Alvará Judicial

09/08/2018 às 09:41
Leia nesta página:

O alvará judicial consiste em uma ordem, judicial a, concedendo o pedido formulado por quem o requer, para que levante certa quantia ou possa praticar determinado ato, quando provar ser merecedor do direito ali previsto.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE ____ – UF


 


 

PROCESSO N° xxx

ALVARÁ JUDICIAL

Historiam os autos pleito de ALVARÁ JUDICIAL intentado por ___, menor impúbere devidamente representado por seu genitor ___, com vistas a obter provisão jurisdicional que lhe assegure a expedição de alvará autorizando-a a receber junto ao INSS créditos existentes em nome de ______.

Nada há a se objetar quanto à pretensão agitada pela suplicante, mormente no que tange à competência do juízo estadual para a aferição dos requisitos legais à concessão do alvará, consoante jurisprudência torrente nesse sentido, bem como no que respeita à legitimidade para a anuência do alvará vindicado.

Encontra-se a peça inaugural devidamente acompanhada dos documentos necessários à postulação, bem como se apresenta prescindível a designação de instrução probatória.

Após solicitação feita ao INSS, foi verificado a existência de saldo da de cujus do auxílio doença, devidos e não recebidos, conforme certidão acostada à fl. 16.

A de cujus deixou dois dependentes habilitados, o cônjuge Sr.____, e a sua filha menor ____, conforme certidão acostado às fls. 16.

Contudo, há de se resguardar o direito do herdeiro que conta com menos de dezoito anos de idade ____, devendo os valores pertencentes ao menor ficarem depositados em conta de poupança individual até atingir aquela idade, conforme art. 1°, §1°, da lei n° 6.858/80.

Entretanto, o mesmo art. 1°, §1°, da lei n° 6.858/80, que ordena que as quotas atribuídas a menores fiquem depositadas em caderneta de poupança até que alcancem a idade de 18 anos, possui duas ressalvas ao final: “salvo autorização do juiz para aquisição de imóvel destinado à residência do menor e de sua família ou dispêndio necessário à subsistência e educação do menor.”.

Diante da pequena quantia a ficar pouco tempo depositada num estabelecimento de crédito e da necessidade alimentar do menor, opino no sentido da liberação do valor imediatamente, valendo-se V.Ex.a. da ressalva legal suso aludida para tanto.

Em razão do exposto, manifesta-se o Ministério Público pela expedição do alvará pleiteado, autorizando a requerente a receber junto ao INSS, os saldos pleiteados.

Cidade- uf, 06 de julho de 2018.


 

_______

Promotor de Justiça - Respondendo

Sobre o autor
JOSE ERISVALDO PATRICIO GINO

Advogado. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEÃO. Pós- graduando em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Regional do Cariri URCA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos