MODELO DE PETIÇÃO INICIAL DE USUCAPIÃO ORDINÁRIO

USUCAPIÃO ORDINÁRIO

28/08/2018 às 09:24
Leia nesta página:

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado, com escritório situado nesta cidade, a rua onde recebe intimações e avisos, vêm a presença de V Exa, com fulcro nos artigos 1.242 do Código Civil e....

MODELO DE PETIÇÃO INICIAL DE USUCAPIÃO ORDINÁRIO

Exmo.  Sr.  Dr.  Juiz de Direito da Comarca de............

             (nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado, com escritório situado nesta cidade, a rua onde recebe intimações e avisos, vêm a presença de V Exa, com fulcro nos artigos 1.242 do Código Civil e 00041 e seguintes do Código de Processo Civil, propor a presente AÇÃO DE USUCAPIÃO em vista das seguintes razões de fato e de direito:

1.O suplicante possui de forma mansa, pacífica e ininterrupta com ânimo de dono, há mais de 10 (dez) anos, o imóvel situado nesta cidade, à rua...... consistente de .......com a área de........ que confronta do lado esquerdo com......., do lado direito com........ e nos fundos com............conforme se constata da inclusa certidão expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis.

2.Durante todos estes anos o suplicante vem efetuando o pagamento dos respectivos impostos que incidem sobre o imóvel, zelando e cuidando do mesmo como se seu fosse, com ânimo de proprietário, conforme se constata dos documentos anexos.

3.Que o suplicante possui justo título de tal imóvel, consistente de um contrato datado de .......firmado por .......conforme se verifica do incluso documento.

             A vista do exposto e tendo interesse na regularização de tal situação, requer-se a V.Exa, a citação pessoal de ................... domiciliado e residente nesta cidade a rua .................... que figura como proprietário do respectivo imóvel conforme certidão do Cartório de Registro de Imóveis e dos respectivos confinantes residentes nesta cidade à rua...... bem como a citação por edital dos réus ausentes, incertos e desconhecidos, observando-se a regra do art. 232, IV, do Código de Processo Civil, para que manifestem, querendo seus interesses na causa.

             Requer, ainda, a intimação por via postal, com carta registrada com A.R, dos representantes das Fazendas Públicas da União, Estado, do Distrito Federal (sendo o caso), do Território (sendo o caso) e do Município, para que manifestem, querendo, interesse na causa (CPC, art. 00043).

             Requer nos termos do art. 00044 do Código de Processo Civil, a intervenção do representante do Ministério Público.

             Observadas as formalidades legais, pede-se que por r. sentença seja reconhecida a aquisição de tal propriedade através do usucapião, expedindo-se mandado para ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis desta Comarca, satisfeitas as obrigações fiscais, devendo o mandado conter os requisitos da matrícula (Lei n.º 6.015, de 31-12-73, art. 226).

             Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito.

    Dá-se a causa o valor de..........

Pede deferimento.

(local e data)

(assinatura e n.º da OAB do advogado)

Nota: O Código Civil trata do assunto em seu art. 1.242, prevendo o parágrafo único que será de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base em transcrição constante do registro próprio, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico.

Sobre o autor
Freude Aguiar

Bacharel em Direito, inscrito na OAB-GO, diversos cursos, palestra e visitas ao STF, STJ e TJ- Goiás. FORMADO: EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM HABILITAÇÃO EM MARKETING CURSOS: -Licitação e contratos; Gestão Pública; Mediação e Conciliação EVENTOS: - IV ENCONTRO DIREITO CONTEMPORÂNEO - OFICINA 05: Cálculo do quociente eleitoral- -VISITA TÉCNICA AO STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E AO TSE (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL) -AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO; PROTOCOLAR, ENTRADA, SAÍDA, CÓPIAS, ETC.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos