RESPOSTA ESCRITA A ACUSAÇÃO - PRELIMINAR DE PRESCRIÇÃO DE ATO INFRACIONAL

Leia nesta página:

Resposta escrita à acusação, com preliminar de prescrição de ato infracional.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ____________________, ESTADO DO _________________.

               ____________________, já devidamente qualificado nos autos do processo número ____, vem por meio de seu advogado infra-assinado (com procuração em anexo), com endereço profissional localizado à rua ______, nº ______, bairro ____, na cidade __________, CEP _____, do estado __________, onde recebe intimações e notificações, com o devido respeito perante vossa excelência apresentar RESPOSTA ESCRITA À ACUSAÇÃO pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

DOS FATOS

               O denunciado, é acusado de, por volta do mês de ______ do ano de ______, ter praticado, o crime previsto no art. ______ do codigo penal brasileiro.

               Ocorre que embora o fato tenha ocorrido em meados de ____ de 20___, a denúncia somente foi recebido em ___ de _____ de 20___, ocorrendo a citação do acusado em ___ de _______ de 20___.

DAS PRELIMINARES – OCORRÊNCIA DA PRESCRIÇÃO

            Na data do fato, o acusado era menor de idade, contando com apenas ___ (_________ anos). Como é sabido, os atos praticados pelos adolescentes não são tidos como crime, mas apenas ato infracional análogo a esta condição.

               O suposto ato infracional praticado pelo denunciado, é análogo ao previsto no art. ___ do CP, muito embora a acusação tenha agido de forma errônea em denuncia-lo por um ato tido com crime.

               Contudo, pelo exposto, de antemão é necessário informar que o suposto ato infracional praticado pelo denunciado se encontra prescrito, conforme será explanado a seguir.

               Com relação a prática de atos infracionais, por muito tempo existiu uma discussão acerca de como se efetivaria a prescrição, contudo, o STJ através da súmula 338, fixou o correto entendimento, vejamos:

Súmula 338 - A prescrição penal é aplicável nas medidas socioeducativas.

               Portanto, uma vez cometido a infração análogo a crime, considera-se como pena em abstrato para a prescrição o prazo máximo da internação, isto é, ___ (___) anos.  

               Inserindo esse tempo nos prazos previstos no art.109 do CP, percebe-se que a prescrição ocorreria em __ (____) anos (art. 109, ___ do CP), contudo, como o denunciante contava com menos de 21 (vinte e um) anos na data do fato, esse prazo cai pela metade (art. 115 do CP), passando a ter como prazo prescricional ___ (quatro) anos.

               No presente caso, considerando que a suposta conduta teria sido praticada em ____ de 20___, conclui-se que a prescrição estatal ocorreu em meados de _____ de 20___. Portanto, deve ser reconhecido de pronto a prescrição por esse Juízo, já que a denúncia somente fora apresentada em ___ de ____ de 20___.

DOS PEDIDOS

Por todo exposto, requer:

A)  O recebimento da presente resposta escrita, em respeito à ampla defesa e contraditório;

B)   A intimação do Ministério Público, para que opine dentro do prazo legal acerca da preliminar suscitada;

C)  O reconhecimento da preliminar, para reconhecer a prescrição punitiva estatal, com a consequente extinção da punibilidade, conforme as disposições do art. 107, IV do CP.

D)  Ao final, o arquivamento do presente feito, com as devidas baixas.

                                        __________________ / ____, ___ de ____________ de 20__.

                                                          Advogado

                                                      OAB/CE XXXXX

Sobre os autores
André Victtor Silva Paiva

Acadêmico de Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará - FAP. 9º semestre.

Francisco Isaac dos Santos

Acadêmico de Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará - 9º Semestre.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos