Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Fabiana Marques Cáceres
    13/01/2009 18:55

    Estou grávida e sou contribuinte individual- mas para receber a licença existe uma carência, preciso ter no mínimo 10 meses de contribuição.
    Eu era sócia de uma empresa e contribuí por uns 2,3 anos consecutivos, sendo a ultima contribuição em fevereiro de 2008, quando a empresa parou de funcionar. Voltei a contribuir, através de outra empresa da qual também sou sócia, em junho de 2008.

    Fazendo as contas, percebi que meu filho vai nascer alguns dias( ou semanas) antes de eu fazer a décima contribuição consecutiva ( o nascimento está previsto para 5/03). Pois voltei a contribuir em junho e a 10º contribuição será em março( no dia 15 ou 20). Será que eu me enquadro na carência??? Se não, tenho como pagar atrasado os 3 meses q não contribuí???? Obrigada!!!!!!! Aguardo ansiosamente a resposta.
  2. Mabel_1
    13/01/2009 20:37

    A carência exige 10 contribuições, mas não necessariamente consecutivas. Vc já tem a carência. Ainda q não tivesse, o mês de março (ou qualquer outro mês) pode ser pago desde o primeiro dia útil do mês, ou seja, poderia ser pago antes do parto e assim, a carência seria implementada do mesmo jeito. O dia 15 do mês seguinte, é apenas a data LIMITE para pagamento. Outra dica: Quando ocorre perda da qualidade de segurada (no seu caso seria ter uma interrupção maior que 12 meses entre as contribuições) basta recolher 3 contribuições em dia que as contribuições anteriores podem ser somadas para compeltar as 10 exigidas. Bom parto e saúde pro seu filhote!!!
  3. Fabiana Marques Cáceres
    13/01/2009 22:36

    Nossa, ótima notícia. Eu tinha ficado meio desesperada! Muito Obrigada! Abraços!
  4. andréa_1
    24/04/2009 01:31

    eu trabalhei em uma prefitura no período de julho de 2005 a novembro de 2007, de julho/05 a maio/07 trabalhei com carteira assinada e de maio a novembro/07 fiquei como concursada, entrei em licença maternidade em julho/07, depois da licença tive que pedir para sair pois meu marido foi transferido e mudamos de estado, desde então não trabalhei mais, agora estou gravida novamente e vou ter bebe em setembro deste ano, gostaria de saber se ainda tenho direito (carência) para entrar com um novo salário maternidade, pois li em um saite que a carência para licença maternidade era de 36 meses, gostaria de saber, aguado a resposta anciosa, obrigada

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS