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  1. suellen
    23/05/2009 19:20

    Olá, Gostaria de saber qual é o tempo máximo permitido por Lei que uma pessoa pode ficar em uma fila de um Banco? Existe essa Lei? se existir como fazer para provar que uma pessoa ficou na fila do Banco além do tempo permitido?

    Se alguem puder me ajudar, agradeço, é porque conheço situação de fila de Banco que demora tanto tempo para ser atendido que realmente é uma humilhação.
  2. suellen
    26/05/2009 11:13

    Tempo de espera na fila de um Banco
    1 comentário

    suellen | florestopolis/PR
    há 2 dias

    Olá, Gostaria de saber qual é o tempo máximo permitido por Lei que uma pessoa pode ficar em uma fila de um Banco? Existe essa Lei? se existir como fazer para provar que uma pessoa ficou na fila do Banco além do tempo permitido?

    Se alguem puder me ajudar, agradeço, é porque conheço situação de fila de Banco que demora tanto tempo para ser atendido que realmente é uma humilhação.
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  3. janaina_1
    27/05/2009 23:01

    Ola!
    O tempo de espera e se for em dias normais 20 minutos e vespera ou por feriado de 30 minutos. Eu mesmo amanha tenho uma audiência no forum por espera por mais de 1 hora na fila no banco


    anteciosamente!
  4. suellen
    28/05/2009 18:49

    JANAINA, agradeço pela ajuda, mas gostaria de saber como é possível provar para a Justiça o tempo que ficou na fila?

    Abraços, obrigada.
  5. suellen
    28/07/2009 20:12

    janaina, fila de banco, provar como??????????????
  6. Thayla Nymah
    14/08/2009 11:19

    Bom dia, a minha dúvida é a mesma. Na Caixa Econômica agência Alcântara/ RJ ficamos quase o dia todo para ser atendidos. Gostaria de saber como provar este abuso, pois além da espera, alguns atendentes são muito grosseiros.
  7. Danilo Alves
    14/08/2009 13:33

    Vocês não precisam provar, apenas pedir a aplicação do CDC e requerer a inversão do ônus da prova, aí o Banco é que terá que provar que pode atender seu clientes em menos de 20 minutos.
  8. suellen
    14/08/2009 20:12

    Tudo bem DANILO, mas e se o banco disser que o atendimento está correto dentro dos 20 minutos? E daí? E quanto ao CDC, pode explicar o que sgnifica?

    Abraços, Suellen.
  9. Thallyta
    18/08/2009 15:23

    Leva a sua senha (contem o horario em que voce a retirou) e o comprovante do pagamente que tambem tem o horario que foi pago e ve o tempo que demorou para ser atendido. Seria fácil tambem caso o funcionario que te atendeu colocasse o numero da senha e rubricasse para que nao tivesse duvidas de que era a sua senha mesmo.
  10. suellen
    20/08/2009 17:39

    Thallyta, agradeço pelo esclareimento, mas, em nossa pequena cidade no norte do Paraná, só existem dois Bancos - Brasil e Itaú -, e os mesmos não fornecem senhas, os clientes vão chegando e aguardando na fila até chegar a vez de ser atendido, e isso demora muito, e daí?

    abraços, Suellen.
  11. Thallyta
    22/08/2009 16:09

    COMPLICOU. HAHAHA Mas quem tem que provar algo são eles e não você. Ocorre a inversao do onus da prova, se nao me engano.
    Mas se insiste tanto, sei la, talvez colocar o horario que chegou e pedir o caixa so pra assinar ou o gerente e depois o horario que efetuou o pagamento deve ajudar.
    O problema vai ser se eles não quiserem ... até pq estarao fazendo prova contra eles mesmos. Mas ai voce afirma que ainda pediu o gerente para que fizesse tal coisa e ele se recusou.
  12. Quintino
    07/12/2010 14:42

    Eu fui no Bradesco - RJ hoje peguei a senha e o caixa também autenticou.
    Eu fiquei na fila por 1h e 10min qual os procedimentos para reclamar os meus direitos..
  13. Chris.GV
    08/12/2010 17:00 | editado

    Olha, entrar com processo todo mundo pode, o negócio é ter êxito na demanda judicial. Trabalho em um escritório que presta acessoria jurídica para um banco. Até o momento não vi nenhum êxito. As sentenças são sempre no mesmo sentido.. pois aguardar em filas de banco não gera dano moral... trata-se de mero dissabor.. facilmente suportado pelo autor. Os autores mencionam as leis estaduais... mas a competência é federal.. e por ai vai... várias são as argumentações dos juízes, mas o resultado final é sempre o mesmo... não caracteriza dano moral. Vejam a jurisprudência do TJRJ:

    RESPONSABILIDADE CIVIL - SERVIÇO BANCÁRIO -TEMPO DE ESPERA NA FILA DE BANCO - DANO MORAL NÃO CONFIGURADO - Não merece prosperar o pedido do autor, haja vista que o mero aborrecimento não implica na reparação de ordem moral, até por que, no presente caso não houve ofensa a qualquer direito subjetivo da personalidade. O fato de ter permanecido o autor na fila do banco por mais de uma hora para ser atendido, caracteriza, sem dúvida, a prestação defeituosa de serviço pelo apelante. Entretanto, a prestação defeituosa do serviço não gera, por si só, a obrigação de indenizar se não ficar caracterizado o dano. Verbete de Súmula nº 75 do TJERJ. Provimento ao recurso.
  14. Lima Jr.
    08/12/2010 19:08

    Suellen, são leis municipais que legislam sobre o tempo de espera em filas bancárias. Cada cidade tem uma lei específica. Há cidades que não têm essa lei.

    O que você deve fazer e saber qual decreto e lei que fala sobre isso na sua cidade.
    Procura saber isso que fica mais facil responder com clareza sua pergunta.

    Abraço.

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