Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Vitor-Bahia
    22/03/2011 20:54

Olá,

Vendi uma moto há 2 anos mas o comprador perdeu o DUT e não transferiu até hj. No dia 06/02/11 ele (que não possui CNH) recebeu 4 multas da Prf (Dirigir sem possuir CHN, Circular com veiculo atrasado; Desobedecer ordem de parada; Permitir que pessoa sem CNH conduza o veiculo) e a moto foi presa. Ele me ligou e disse que no dia assinou as multas no posto da PRF.
    Como pelo detran eu sou o proprietário as multas estão para cair na minha carteira mas não recebi até hj a notificação da autuação.

Pergunto:

1)Com o contrato de compra e venda da época posso provar que não sou dono da moto (irei reconhecer a firma pois na época não liguei)?

2) Ele não possuindo CNH poderia mesmo ter assinado as multas? Para a PRF isto se configurou como notificação da autuação?

3) A assinatura dele na multa pode, já de imediato, me isentar de alguma dessas multas?

4) Como descobrir o paradeiro da notificação caso já tenha sido enviada? No Detran (pela internet) a multa esta datada de 06/02/11 e a situação como: autuação impressa.

5) É obrigatória a minha presença na entrega desta correspondência (trabalho o dia todo) ou o carteiro deixa na caixa de correios como as normais?

6) posso me defender sem ter a notificação em mãos? O recurso é para o Detran ou para a PRF?

Desculpem a quantidade de questões rs!
    Agradeço antecipadamente!
  2. Pádua (e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com)
    23/03/2011 08:09

Vitor,

1. Não, para o Detran, o que prova que você não é o dono da moto é o documento de transferência devidamente preenchido e reconhecido firma em cartório.

2. Poderia ter assinado, sim. As infrações de responsabilidade do condutor (dirigir sem CNH e desobedecer ordem de parada) se configuram como notificação. As outras (veículo atrasado e permitir pessoa sem CNH), mesmo assinadas pelo condutor, não se configuram notificação, a não ser que o condutor seja o proprietário do veículo.

3. Não.

4. Solicite à PRF esclarecimentos sobre o envio da notificação.

5. Se for com AR, deve ter alguma pessoa no endereço para receber a notificação.

6. O recurso é para a PRF. Pode se defender quando chegar a notificação de penalidade (aquela que vem com o boleto para pagamento da multa).

Atenciosamente,
    Pádua

e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com
  3. Vitor-Bahia
    23/03/2011 10:05

Prezado Pádua,

Agradeço pelas informações!

Lendo a resposta surgiram 2 dúvidas:
    1) No caso de não conseguir me defender, o máximo que pode ocorrer é pagar as 4 multas e receber 14 pontos na carteira ou a PRF vai colocar os pontos que seriam do condutor (já que não tem CNH) na minha carteira? Neste caso seriam 28 pontos e perderia minha habilitação!

2) Caso receba a notificação após 30 dias da postagem cabe recurso para as 4 multas ou só para as do proprietário?

3) Não há meio de provar que a moto não me pertence desde 2008? Tipo o contrato de compra e venda mais uma declaraçao do proprietario atual?

Grande Abrç!
  4. Pádua (e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com)
    23/03/2011 14:25

Vitor,

1. Os pontos que são de responsabilidade do condutor, já que ele não tem CNH, não vão para ninguém. Somente as duas infrações de responsabilidade do proprietário é que vão para a sua CNH, caso você não se defenda ou a sua defesa não seja deferida.

2. Só para as do proprietário. Mas não é a data que você vai receber as notificações, e sim a data em que as mesmas foram postadas nos Correios, que vêm impressas nas notificações.

3. É muito difícil comprovar assim, mas não vale nada tentar, já que não foi feita a transferência antes disso.

Atenciosamente,
    Pádua

e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com
  5. Vitor-Bahia
    23/03/2011 18:30

Pádua,

Vou reunir as provas para preparar a minha defesa.
    Reitero meus agradecimentos pela atenção e presteza das respostas!
  6. Nina2000
    31/03/2011 08:54

Estou com problemas com o Detran, recebi a quantidade absurda de 10 notificações de multas para o prazo de 3 dias,todas do mesmo radar, entre elas 3 multas no mesmo radar com diferença de 3 minutos uma da outra, coisa impossivel de acontecer,acredito estar sendo lesada pelo orgão ou de quem nele trabalha e estou em busca de alguem que possa me defender do DETRAN, mas quem pode me defender deles????

Nina
  7. Fernando (www.sigarecursos.com.br)
    31/03/2011 12:35

Nina!

Sugiro que entre em contato com o órgão autuador (que não deve ser o DETRAN) e solicite uma cópia de cada Auto de Infração.

Isso é imprescindível para que vc ou outra pessoa possa começar a estudar o caso e tentar uma solução.

Atenciosamente,

Fernando

www.sigarecursos.com.br

MSN e e-mail: recursodemultasp@hotmail.com

.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS