Minha mãe é viuva e com ela mora minha irmã. Somos em 10 irmãos. Quando meu pai faleceu, foi feita o inventário/partilha e todos os filhos cederam os direitos para a mae. Agora minha mae quer doar a casa onde ela mora para esta irmã. A casa é o bem de maior valor que minha mae possui. Pergunta-se: 1) Ela pode fazer a doação de 100% da casa ou somente 50%? 2) O contrato de doação precisa ser obrigatoriamente registrado em cartório neste momento ou posso fazer isso depois que minha mae falecer?

Respostas

4

• 0
    F

Fernanda Armond ADV Sábado, 25 de junho de 2011, 14h25min

Henrique, ela não pode doar integralmente o bem somente para um dos filhos porque isso seria um ´grave prejuízo aos demais herdeiros. Desta forma, só pode doar o quinhão que lhe caberia em caso de seu faleicmento, ous eja, 1/10 da casa, posto que os demais filhos tambémn tem direito aos bens. Ademais, essa doação importaria em antecipação de herança, e detsa forma, futuramente em caso de falecimento de sua mãe, ela não teria direito sobre parte do imóvel que já recebeu em doação. Mas quanto aos demais bens teria direito.

O artigo que protege os descendentes em caso de doação a um deles é o 544 do código civil.

Art. 544. A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança.

A doação só pode ser feita por ela, que é a titular do bem,e conforme dito acima, só pode doaer fração do imovel. A doação pode ser feita em cartório ou por instrumento particular, conforme dispoe o artigo Art. 541 do codigo civil. ´´. A doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular.´´

Para vc fazer a doação após o falecimento de sua mãe, é necessario relaizar primeiramente o inventario e divisão igualitaria dos bens e vc só podera dopar a fração que recebeu.

espero ter ajudado.

• 0
    H

Henrique3 Domingo, 26 de junho de 2011, 14h32min

Obrigado pela ajuda Fernanda. Mas ainda persiste a dúvida: no cartório disseram que ela pode doar 50% dos direitos do imóvel e nao somente 10% como voce está sugerindo.

• 0
    V

Valfram Domingo, 26 de junho de 2011, 15h38min

Henrique 3,

Sendo sua mãe meeira, ela tem direito a 50%, neste caso, 25% lhe pertence e ela pode efetuar a doação de 25% para quem quiser, inclusive um dos filhos, deixando os outros 25% da legitima para os outros filho. Para evitar problemas depois da morte, uma vez que a parte do viúvo já lhe foi doado pelos outros filhos, é aconselhável ela doar somente a parte que lhe cabe, pois assim evitará contestação de algum filho insatisfeito no futuro.

É permitido que a doação seja efetivada em cartório ou por instrumento particular, de acordo com a informação da Drª Fernanda Armond, conforme dispõe o artigo Art. 541 do código civil. ´´. A doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular.´´

• 0
    F

Fernanda Armond ADV Domingo, 26 de junho de 2011, 20h54min

Valfram,

mas se ela doar ´´a mais`` para algum dos filhos estará prejudicando os demais. Entendo que ela pode doar o que caberia ao herdeiro em caso de seu falecimento, posto se tratar de antecipação de legítima.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região