A minha namorada tem 17 anos, a mãe dela trata ela como se ela fosse uma criança de 8 anos de idade, ontem ainda aconteceu um fato que me deixou muito chateado, onde a mão dela não tinha nenhuma razão pra bater nela e mesmo assim bateu nela, e outra coisa, a família toda dela sabe e fala que a mãe dela tem uns distúrbios, e é meio fora da casinha....

A mãe de minha namorada trabalha em uma clinica de químicos drogados loucos etc... e acaba se incomodando muito la e chega em casa e desconta tudo na filha...

** Eu gostaria de saber se tem algum problema em ela sair de casa, tipo i mora fora, com uma amiga ou comigo mesmo, gostaria de saber se a mãe dela tem direito de fazer alguma coisa como por exemplo chamar a policia e exigir que a filha volte pra casa, sendo que ela é bem explorada em casa, todo mês ela dá quase o salario todo dela pra mãe dela, faz os serviços todos da casa, não que isso seja exploração, mas ela é bem comportada e só por que a mãe dela não recebe o carinho que eu do pra filha dela ela fica irritada e ja ta toda extressada e acaba descontado na filha..

mas enfim, gostaria de saber se tem alguma lei que proiba ela de sair de casa com 17 anos...

Muito obrigado...

Respostas

    M

    Mateus Adv. Segunda, 27 de junho de 2011, 7h21min

    A lei diz que os pais têm poder sobre os filhos.

    Poder de fazer tudo o que puderem de ótimo pra eles, pelo menos até eles completarem 18 anos.

    Enquanto o filho não fizer o aniversário de 18, todo mundo, qualquer um, que não gostar da forma com que esse filho vem sendo tratado, tem que comparecer no Conselho Tutelar.

    P

    Pseudo Segunda, 27 de junho de 2011, 7h31min

    Induzimento a fuga, entrega arbitrária ou sonegação de incapazes

    Art. 248 - Induzir menor de 18 (dezoito) anos, ou interdito, a fugir do lugar em que se acha por determinação de quem sobre ele exerce autoridade, em virtude de lei ou de ordem judicial; confiar a outrem sem ordem do pai, do tutor ou do curador algum menor de 18 (dezoito) anos ou interdito, ou deixar, sem justa causa, de entregá-lo a quem legitimamente o reclame:

    Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa.

    Subtração de incapazes

    Art. 249 - Subtrair menor de 18 (dezoito) anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou de ordem judicial:

    Pena - detenção, de 2 (dois) meses a 2 (dois) anos, se o fato não constitui elemento
    de outro crime.

    M

    Mateus Adv. Segunda, 27 de junho de 2011, 7h32min

    Não aterroriza o rapaz.

    P

    Pseudo Segunda, 27 de junho de 2011, 7h35min

    Melhor do que deixar ele ir pra cadeia. Que espere mais alguns meses.

    ?

    Eliezer RN Segunda, 27 de junho de 2011, 9h31min

    Ok.. eu não vo induzir ela a fazer uma coisa dessas, eu só queria saber quais seriam as conseqüência se isso acontecesse, pois ta uma situação super chata, e irritante isso, primeiro eu pensei que era por minha causa, mas minha namorada me falo que sempre foi assim a mãe dela sempre agiu dessa forma, ontem ela falo pra mim assim " Pra mim eu não tenho mais mãe e nem pai !", nossa a mãe dela fica humilhando ela na frente dos outros e chamando ela de burra, e assim pelo que eu conheço ela, ela não é nada burra apesar de ter 17 ela tem uma cabeça de uma menina de 20.... desculpa dizer, mas a mãe dela é que é mau amada mesmo!, ai ve que a filha dela ta feliz e não suporta a idéia...

    Obrigado pela colaboração de vocês !!!

  • -1
    G

    GLC Segunda, 27 de junho de 2011, 10h12min

    Caso tenha boas intenções com a garota o melhor meio é pedi-la em casamento, só assim evita problemas futuros.