Eu e meu marido fomos fiadores do tio dele. Após 3 meses de locação o tio dele percebeu que a mulher que morava com ele não era quem ele pensava.(não a qualifico como companheira pq o tio dele era casado e tinha mais ou menos 1 mês de separação de corpos quando alugou este apartamento e foi morar com ela). Disse que tinha conversado com o Locador e que ao final de 1 ano, o contrato seria finalizado, e que o Locador inclusive havia aberto mão da multa ( contrato de 30 meses). Entretanto, a mulher se recusa a deixar o apartamento e o Locador se recusa a assinar uma carta com o texto abaixo (ver texto ao final desta mensagem). Desde setembro de 2011, estamos nesta luta para deixar de ser fiador.

Para piorar, o tio dele saiu do apartamento em dezembro de 2011, para morar com outra pessoa e nos deixou este abacaxi. Não queremos ser fiador desta mulher que mal conhecemos. Inclusive o tio dele deixou de pagar dezembro de 2011.

Eu e meu marido vamos notificar o LOCADOR através de Cartório de Títulos

Este é o procedimento correto para deixarmos de ser fiadores? O texto da carta está correto? O prazo é de 120 dias? Rio de Janeiro 18 de janeiro de 2012..

Texto: Qualificação do Locador e dos Fiadores.

Como fiadores do imóvel supracitado, cujo contrato de locação se iniciou em 01/10/2010 e finaliza em 31/03/2013, venho por meio desta, comunicar a minha desoneração das responsabilidades de fiador conforme especificações da lei 12.112/2009. Comunico que, ainda segundo a referida lei, estou ciente que a minha responsabilidade sobre o imóvel permanecerá pelo período de 120 (cento e vinte) dias a contar do recebimento deste aviso, e embora um documento semelhante tenha sido enviado ao locatário, avisando que um novo fiador ou modalidade de garantia poderão ser solicitados no prazo de 30 (trinta) dias, compete ao locador/administradora à exigência ou não desta prerrogativa legal. E qualquer cláusula no contrato de locação que retire um direito garantido por lei é nula de pleno direito.Logo, é invalida qualquer cláusula no contrato que determine a renúncia ao benefício de ordem pelo fiador nos contratos de adesão.

Respostas

1

• 0
    O

O pensador Terça, 17 de janeiro de 2012, 21h04min

Não é bem assim. Consulte pessoalmente um advogado.
    Se houver a permanência do contrato original, não conseguirá se desobrigar.
    Necessita por escrito do término antecipado do contrato de locação, pelo qual estará automaticamente desobrigado.
    Há que se ver a que título a nova locadora está no imóvel, se pelo contrato original, sublocação ou nova locação.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região