Bom dia amigos do fórum,

Em Agosto/2011 fiz um financiamento de um veículo Palio ELX 2008, no valor de 24.900,00. Dei 4.000,00 de entrada e financiei o restante em 60 vezes. Já paguei 7 parcelas, e vejo que as parcelas restante, terei dificuldade em pagar. Nunca atrasei nenhum pagamento, conversei com o banco, mas estão cobrando um valor muito alto para quitação 22.600,00 e não aceitam devolução do veículo para quitação da dívida. Estou pensando em entrar com um pedido de revisão de parcelas. Peço ajuda de vocês, para tomar uma decisão correta. Seguem dados do contrato para me ajudarem a avaliar.

TIPO DE OPERAÇÃO (X)CDC

ESPECIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS E DATAS DE PAGAMENTOS.

Valor do bem 24.900,00 Valor da entrada 4.000,00 Valor Liq do Crédito 20.900,00 Valor total do Cred. 22.995,97 Valor da Parcela 636,00 Total de Parcelas 60 Venc. 1a Parc. 12/09/2011 Venc. última parc. 12/08/2016

CUSTO EFETIVO TOTAL DA OPERAÇÃO

Tx de Juros anual=24,46% Tx de Juros mensal=1,84% Custo Efet. Tot. anual=30,93%

IOF = 717,60 SEGUROS = 550,00 TARIFA DE CADASTRO = 509,00 REGISTRO DE CONTRATO = 58,07 TARIFA DE AVALIAÇÃO DO BEM = 261,00 PAGTOS AUTORIZADOS = 2095,97

ENCARGOS MORATÓRIOS

MULTA 2,00% COMISSÃO DE PERMANENCIA 12,00%

Desde já agradeço a atenção.

Respostas

    F

    Ferrari/Advogado Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 15h28min

    olá amigo....o seu contrato é de alienação fiduciária, ou seja, o carro não tem nada com o acordo, o banco te emprestou dinheiro, o carro serve como garantia.

    Na revisão de parcelas, vc deverá demonstrar que houve uma mudança na sua vida, que tornou o ajuste outrora acordado, excessivo. Senão, vejo sem fundamento o seu pleito.

    Outra forma, é entrar com uma ação, onorosidade excessiva, (algum fato que tornou o ajuste excessivo), e consignar em pagamento, metade do ajuste, isso demonstra sua boa fé. Boa chance de acordo....

    Ou, notifique o banco (notificação extrajudicial) que vc não tem mais condições de pagar o ajusto, deixando o bem a disposição em local tal, n° tal...Agindo assim, eventual ação de busca e apreensão, seria extinta por falta de necessidade......É uma boa forma de negociação com o banco...Isso não quer dizer, é claro, que vc não necessite usar o poder judiciária para "limpar" o seu nome....

    Atenciosamente.
    [email protected]

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.