Acordo na fase recursal (Recurso de Revista)

Boa tarde; Tenho um processo trabalhista em que ganhei no 1º e 2º grau. Contudo, a empresa interpos recurso de revista que foi admitido porém retornou a vara de origem pendente de julgamento pelo TST em dezembro de 2010. Assim, pergunto o seguinte: O processo retornará ao TST para julgamento do recurso de revista? É aconselhavel, nesta fase processual a realização de acordo, tendo em vista a demora para julgamento do referido recurso?

OBS: Já houve execução provisória em que o juiz ( de 1º grau) inclusive já homologou os calculos.

Agradeço desde já.

Respostas

15

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

Joao Celso Neto/Brasíla-DF

por que voltou do TST sem julgamento, se fora admitido? sem saber isso, não há como opinar.

Por outro lado, na justiça do trabalho, o acordo é viável até em sentenças transitadas em julgado.

• *Ray*

*Ray*

Infelizmente não há como verificar essa informação pelo andamento processual na internet, tanto no site do TRT como no site do TST:

TRT:

1 03/12/2010
    Processo Retornou De Instância Superior Pendente De Recurso De Revista Em 03/12/2010

2 01/12/2010

Vara do Trabalho
    Autos fisicos remetidos a VT origem-Ordem Servico TRT 3/10 - RO

2 01/12/2010

Central de Digitalizacao

Autos digitalizados enviados ao TST - RO

2 24/11/2010

Central de Digitalizacao

Remetidos os autos para a Central de Digitalizacao - RO

2 12/11/2010

Diretoria de Recursos

Devolucao do Processo com Carga - RO

2 12/11/2010

Advogado

Autos entregues em carga ao advogado - RO

2 09/11/2010

Diretoria de Recursos

Devolucao do Processo com Carga - RO

2 08/11/2010

Advogado

Autos entregues em carga ao advogado - RO

2 05/11/2010

Diretoria de Recursos

Despacho - Recurso de Revista Admitido(s)"nome da parte" - RO

2 04/11/2010

Assessoria Juridica da Presidencia

Selecionado Despacho para Publicacao - em 05/11/2010 - RO

2 25/10/2010

Diretoria de Recursos

Enviado Dir. Secretaria de Recursos - RO

2 21/10/2010

Enviado a Assessoria Juridica da Presidencia - RO

2 19/10/2010

Vice-Presidencia Judicial

Conclusos a Vice Presidente Judicial para despacho - RO

2 05/10/2010

Enviado a Assessoria Juridica da Presidencia - RO

2 24/09/2010

Dir. de Cadastramento Processual

Peticao - Recurso de Revista; petição nº 2290499/10, assunto RECURSO DE REVISTA, enviada a Diretoria de Recursos - RO

2 24/09/2010

Peticao - Recurso de Revista; petição nº 61433/10, assunto RECURSO DE REVISTA, enviada a Diretoria de Recursos - RO

2 16/09/2010

Diretoria de Recursos

Publicado Acordao/Decisao - RO (Doc. com Ass. Digital)

2 13/09/2010

Setima Turma

Selecionado Acordao/Decisao para Publicacao - em 16/09/2010 - RO

2 03/09/2010

Setima Turma

Enviado a Secretaria para Publicacao do Acordao - RO

2 02/09/2010

Gab. Dr. Marcelo Lamego Pertence

Enviado Gab. Relator Redacao Acordao - RO

2 02/09/2010

Setima Turma

Julg:Negou Provimento a Ambos - RO

2 02/09/2010

Setima Turma

Em Pauta Aguardando Julgamento - RO

2 27/08/2010

Setima Turma

Selecionado Processo para Pauta - em 02/09/2010 - RO

2 23/08/2010

Setima Turma

Env. a Secretaria para Inclusao em Pauta - RO

2 23/08/2010

Gab. Dra. Alice Monteiro de Barros

Enviado ao Juiz Revisor - RO

2 26/07/2010

Gab. Dr. Marcelo Lamego Pertence

Distribuicao Original - RO

2 28/06/2010

Subsecretaria de Distribuicao

Enviado a Distribuicao - RO

2 28/06/2010

Autuado o processo - RO

TST:

Andamento do processo

27/04/2011

Movimentação: Instrumento de Mandato
    Petição: 661730/2011

26/04/2011

Movimentação:Instrumento de Mandato
    Petição: 661577/2011

02/02/2011

Movimentação:

Concluso ao Relator
    Local : Gabinete do Ministro José Roberto Freire Pimenta

02/02/2011

Movimentação:

Distribuído ordinariamente ao Exmº Ministro JRP - T2 em 02/02/2011

05/01/2011

Movimentação:

Autuado

10/12/2010

Movimentação:

Remetidos os autos para a CCADP para autuar e distribuir

Local :

Coordenadoria de Classificação, Autuação e Distribuição de Processos

10/12/2010

Movimentação:

Processo eletrônico iniciado

03/12/2010

Movimentação:

Remetidos os autos à CPE para identificação de peças
    Local : Coordenadoria de Processos Eletrônicos

02/12/2010

Movimentação:

Andamento inicial
    Local : Coordenadoria de Cadastramento Processual

02/12/2010
    Movimentação:

Cadastro pré-autuação

• Amauri_Alves

Amauri_Alves

Ray Bicalho,

Eu ia dizer isso: aqui em São Paulo, os autos sobem digitalizados ao TST e os autos físicos descem à Vara de origem.

Quanto a possibilidade de acordo, é sempre viável e a maneira menos onerosa.

Em que pese haver o trânsito em julgado (o que não é o caso, haja vista a existência de RR pendente de julgamento), isso não significa o fim do processo, mesmo porque há diversos recursos que podem ser manejados na fase executória da sentença.

As possibilidades de mudança da sentença e acórdão de TRT no TST são um tanto remotas, o que pode ensejar numa possibilidade de acordo mais facilitada.

Ocorre que quando há decisão nos autos, o acordo não já mais envolve tão somente as partes, mas também a União (IR e INSS) dependendo do valor.

Quanto a execução provisória, essa somente prossegue até a penhora, podendo haver liberação do valor incontroverso, ou seja, sobre o valor que a Reclamada admite ser devido, havendo.

• *Ray*

*Ray*

Agradeço!! E se por acaso o meu advogado não achar viável o acordo, mas ainda assim eu achar a melhor solução, posso comunicar tal fato a vara do trabalho em que meu processo tramita?

em princípio, basta dizer a seu advogado que aceita o acordo. Ele deve acatar sua decisão. Caso se recuse, pode destituí-lo e nomear outro.
    Nas fases recursais, a parte propriamente não aparece nem tem oportunidade de falar (sendo representada pelo advogado).
    Na fase final, após voltar à VT de origem, fica mais fácil o reclamante se manifestar (no balcão da secretaria ou, quem sabe, com um assessor ou com o próprio juiz - para falar com estes últimos, tem que pedir).
    Sub censura.

• *Ray*

*Ray*

Agradeço!
    Somente uma última dúvida, qdo os autos retornarem a VT de origem, volta a "desnecessidade" de constituir advogado? Isso é possível?

• *Ray*

*Ray*

Percebo que o meu advogado possa estar me enrolando.
    Antes do processo ser remetido ao TST, tinha a possibilidade de acordo, já que a diferença do valor que a empresa apresentou e o valor que o advogado apresentou era bem pequena. Todavia, como ele ( advogado) receberia menos se fosse feito o acordo, optamos ( por orientação dele, pois não sabia do valor que foi proposto pela empresa)em não fazer conciliação.
    Por este motivo questiono se nessa fase seria viavel um acordo, pois fui a secretaria da vara onde tamita o processo e verifiquei os valores.

• *Ray*

*Ray*

Percebo que o meu advogado possa estar me enrolando.
    Antes do processo ser remetido ao TST, tinha a possibilidade de acordo, já que a diferença do valor que a empresa apresentou e o valor que o advogado apresentou era bem pequena. Todavia, como ele ( advogado) receberia menos se fosse feito o acordo, optamos ( por orientação dele, pois não sabia do valor que foi proposto pela empresa)em não fazer conciliação.
    Por este motivo questiono se nessa fase seria viavel um acordo, pois fui a secretaria da vara onde tamita o processo e verifiquei os valores.

1) o advogado pode ser destituido (por falta de confiança nele) a qualquer momento, sendo apenas exigido que comprove haver-lhe pago os honorários devidos (contratuais e de sucumbência).
    2) Na justiça trabalhista, o acordo pode ser firmado até mesmo depois do trânsito em julgado da decisão judicial (depois que voltar do TST, por exemplo).

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.