suspensao por nao fazer bafometro

ocorreu o seguinte. me envolvi em um acidente de transito por volta da meia noite. os policiais me fizeram fazer o teste do bafometro. como tinha bebido uma taça vinho a algumas horas antes, e por ser magro e estar um pouco nervoso com a situação tive receio de fazer o teste e pela duvida resolvi nao faze-lo, pois o policial me alertou possibilidade de ser inclusive preso. o policial me disse que se me negasse a fazer o bafometro eu teria que pagar uma multa de cerca de 900 reais e que minha carteira seria detida, mas eu poderia resgata-la no dia seguinte. aceitei a situação. peguei minha carteira no dia seguinte e paguei a multa. hoje, cerca de 3 meses depois do ocorrido, recebo uma notificação dizendo que a minha carteira será suspensa por dirigir embriagado. em nenhum momento o policial me alertou dessa consequencia. caso contrario eu certamente teria optado por fazer o teste do bafometro. estou me sentido injustiçado e gostaria de saber como devo proceder nessa situação.

Respostas

13

• FPS

FPS

Você mesmo já respondeu: eram policiais e não consultores jurídicos.
    Da próxima vez consulte um advogado antes de se recusar a fazer o teste do etilômetro.

• igor zaq

igor zaq

pois é, mas eu presumo que um policial militar tenha a obrigação de saber a lei sobre a qual suas punições atuam. Ou no minimo não induzir o condutor a tomar decisões baseado em informações errôneas.

• tatienne 2

tatienne 2

Igor, presume-se tbm q vc nao deveria estar dirigindo apos ter ingerido alcool. Ao invez d c indignar cm o policial, procure um advogado pra tirar suas duvidas e possivel defesa.

• FJ_Brasil"

FJ_Brasil"

igor, o policial agiu corretamente, fez a funçao dele. e aplicou a lei.
    vc näo esta aceitando que errou a se negar a fazer o teste, e esta jogando a culpa no policial. Acho que vc é homem e tem que assumir as suas responsabilidades...näo é uma criancinha, que foi manipulada ou induzida ao erro...
    Vc como cidadáo, habilitado a conduzir um veiculo, tem a obrigaçao de saber as leis.
    vai la no detran pessoalmente e resolva essa bronca!

• orlando oliveira de souza_2

orlando oliveira de souza_2

Mudou a lei...e para pior ....e gostaria de acompanhar esse debate, mas a Constituição assegura ao autuado a não constituir provas contra si (quanto ao teor alcoólico) e a outros tipos de provas, como ficar calado e tal.Sabe-se que agora só o teste etílico fala mais alto a favor ou contra o autuado....

• igor zaq

igor zaq

eu nao estou fugindo da culpa. eu fiz uma escolha, paguei a multa, levei o pontos na carteira. tudo de boa. a minha reclamação é que o policial me induziu a tomar uma decisão baseado em informações incorretas que ele me passou. se um policial nao sabe as leis sobre as quais ele trabalha, como um cidadão comum como eu poderia saber? É dificil pra mim aceitar que não posso confiar no que me diz um policial que foi treinado e preparado pra fazer cumprir a lei, e tenho certeza que qualquer pessoa na minha situação se sentiria injustiçado da mesma maneira. se tivesse as informações corretas, minha decisao teria sido outra.

• orlando oliveira de souza_2

orlando oliveira de souza_2

Aqui falarão outros participantes dando as suas opiniões....porém,como alegativa não é aceitável juridicamente dizer que se desconhece a lei porque mesmo para os leigos no assunto tal argumento não iria à frente; creio que ao final de tudo isso ninguém pode ser punido por recusar-se a constituir provas contra si e todos os processos desse tom tende a se extinguir por falta de consistência jurídica e bater contra a Constituição...Smj.

• .ISS

.ISS

Os policiais etavam corretíssimos, informaram sobre as consequencias de não fazer o teste vc aceitou agora resta chorar no mastro da bendeira e não beber mais ao dirigir.

• igor zaq

igor zaq

cara, eles NÃO me informaram das consequências!!! essa que é a discussão. você leu o topico inteiro? eles nao me informaram da futura suspensão da carteira ao me negar a fazer o teste, caso contrario teria o feito pois a quantidade ingerida de alcool era pequena. e para aqueles que só sabem julgar, duvido que nunca tenham dirigido apos terem bebido nem que seja um pouco pelo menos uma vez na vida. não sou nenhum alcoólatra. raramente bebo e nunca a ponto de ficar o minimo alterado. apenas estava no local errado no momento errado e um [...] furou o sinal vermelho e bateu no meu carro. só estou pedindo ajuda pra tentar resolver tudo da melhor maneira possivel.