Gostaria de saber se tenho condições de aposentar na especial.

Trabalho numa empresa de grande porte, executo meu trabalho durante 8 horas em uma area com 91 db de ruído,recebo soda caustica, acido cloridrico, faço analises utilizando produtos quimicos,recebo gas GLP, opero caldeira a gas natural, recebo gasolina, alcool e ainda trabalho no tratamento de esgoto da empresa.

Desde já agradeço

Respostas

    ?

    eldo luis andrade Sexta, 16 de junho de 2006, 7h28min

    Você não disse há quanto tempo trabalha nestas condições. Só posso afirmar que há probabilidade. Mas não posso lhe dar certeza.
    Se você já alcançou tempo para aposentadoria faça o pedido ao INSS. Se ele negar aí se verá quais são os próximos passos. Lhe adianto que na maior parte dos casos o processo é muito demorado e desgastante. Raros são os casos em que o benefício é concedido de imediato, sem necessidade de apelar à Justiça. Então, prepare-se.

    ?

    Camila Cibele Terça, 20 de junho de 2006, 9h59min

    Bom dia..
    vc precisará que sejam emitidos pela empresa os laudos de atividade especial (PPP, DS 8030), nos quais conste os agentes nocivos por vc indicado.
    Observe que existe um tempo mínimo de serviço para aposentar-se no molde especial - tem que verificar sua CTPS.
    Atenciosamente,
    Camila

    ?

    Nelson de Medeiros Teixeira Segunda, 26 de junho de 2006, 20h15min

    Segundo a descrição de sua atividade, você estaria enquadrado na Apsentadoria Por Tempo de Contribuição Especial por 25 anos, desde que ininterruptos. Asssim, partindo do pressuposto de seu requerimento será feito em 26.06.2006, certo que você deverá ter trabalhado nestas atividades desde, no mínimo, 1981. Até 1995 valerá para a contagem deste tempo o que constar da CTPS, sem necessidade de apresentar qualquer laudo. A partir de 1995 você deverá efetivar a comprovação das atividades através de laudos fornecidos pelas Empresas- ( SDB 40 e PPP ). Nesta ap. não é necessário indade mpínima.

    Geralmente o INSS nega este pedido sem qualquer fundamento.
    Mas, o JUIZADO ESPECIAL FEDERAL tem concedido todos que provem o direito. Normalmente a ação leva de 1 ano a 1 ano e meio.