Afinal, uma compra feita pela internet e não entregue, o "vendedor" cometeu estelionato ou crime contra o Código de defesa do consumidor: (art 66 CDC: Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa. § 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta. § 2º Se o crime é culposo; Pena Detenção de um a seis meses ou multa.)

Pergunto porque tenho acompanhado diversos casos pela TV, em que os advogados especialistas divergem nas opiniões.

Respostas

    A

    André Antunes Sábado, 15 de junho de 2013, 19h26min

    Na minha opinião, os dois.

    A

    André Antunes Sábado, 15 de junho de 2013, 19h30min

    Não se esquecendo que:

    Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

    I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

    II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

    III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

  • -1
    A

    André Antunes Sábado, 15 de junho de 2013, 19h30min

    Ou seja, cabe danos morais também.

    K

    kateline Segunda, 17 de junho de 2013, 10h00min

    Fiz uma compra pela internet há mais de um mês e no site deles consta como entregue e por email me informaram que a transportadora deles ja entregou só que não chegou em minhas mãos. Como devo proceder? Obrigada.

    Kamilla Farinha

    Kamilla Farinha Segunda, 17 de junho de 2013, 10h05min

    Já foi verifica nos correios ?!

    K

    kateline Segunda, 17 de junho de 2013, 10h11min

    A central me informou que a transportadora não encontrou meu endereço e que nao conseguiu contato.Se está nos correios eles não me passaram essa informação.

    Kamilla Farinha

    Kamilla Farinha Segunda, 17 de junho de 2013, 10h22min

    Então o produto voltou para o local de origem, infelizmente isso acontece muito por causa de endereço não encontrado.