Prezados,

Em 09/13 adquiri um imóvel através de uma imobiliária a qual conta com um correspondente Caixa o qual se responsabilizou pela entrada e andamento do processo de financiamento juntamente a instituição financeira. Entreguei toda a documentação solicitada a esta pessoa da imobiliária, bem como efetuei pagamento de R$ 1.000,00 referente ao serviço de documentista. Passados 2 meses e meio questionei-o a respeito do andamento do processo juntamente a CEF e fui informado de que o processo continuava em análise na GIRET. Não entendi muito bem e comecei a investigar melhores os ocorridos, abrindo uma reclamação diretamente na ouvidoria da CEF. Recebi o contato do correspondente informando que o problema havia ocorrido no débito FGTS e que seria regularizado em 01/14. Neste ponto, já eram 4 meses de processo. Após regularização e débito do FGTS, a operação foi reenviada a GIRET e mais uma vez foram apontadas divergências. O correspondente corrigiu, reenviou e mais uma vez o processo retornou com o apontamento de erros. Hoje se completam 6 meses que foi dada entrada no processo de financiamento, os valores do FGTS já retornaram às minhas contas e o processo parece ter voltado a estaca zero. Já abri 2 reclamações na ouvidoria relatando o caso e uma reclamação no BACEN. Estou inconformado com tamanha falta de competência para o simples processo de preenchimento de formulários e revisão de documentação por parte do correspondente. Não sei mais como proceder neste caso e realmente preciso do imóvel. Existe alguma implicação em retirar o processo deste correspondente incompetente e reiniciá-lo através de uma agência? Em relação ao valor pago de documentação, posso requerê-lo de volta?

Agradeço o apoio!

Respostas

  • -1
    A

    Alyson Law Quarta, 05 de março de 2014, 8h08min

    Primeiramente, adicionamos que a sua aflição reflete também na situação do pobre vendedor que está à espera do tal financiamento. Proponha uma renegociação com o envolvimento obrigatório da imobiliária, sendo ela vinculada ou não ao documentista, visando contratação diretamente na agência. lembrando que a imobiliária tem por obrigação o acompanhamento do negócio até a liberação do financiamento, ela deve dar toda assessoria até o final do processo, evitando assim, que o próprio vendedor do imóvel venha a desistir do negócio. Com relação ao valor pago pela documentação,pode ser pedido de volta no caso de negligência ou incompetência do profissional, mas não vale a pena discutir por isso, faça um acordo.

    H

    Hugo Ferreira Quarta, 20 de agosto de 2014, 12h51min

    Estou com este mesmo problema se possivel gostaria de entrar em contato com voce Alyson Law para um rapido esclarecimento sobre o ocorrido se puder atender a minha solicitação desde ja agradeço!!!!

    D

    DEDÉ Sábado, 20 de dezembro de 2014, 7h23min

    Nossa,
    Estou com esse mesmo problema.
    Poderiam informar seus emails para trocarmos informações, pois já estou nessa aflição ha 4 meses, e só incompetencia por parte da correspondente caixa.

    aguardo retorno!

    J

    Jéssyca Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 11h39min

    Prezados,

    Também estou na mesma situação!
    Será que não seria o caso de informar também ao MPF para que este promova uma investigação? Uma vez que a Caixa uma instituição da União.

    Wagner Sousa

    Wagner Sousa Quarta, 01 de julho de 2015, 21h03min

    Pessoal como concluiu o caso de vocês? Solucionaram ja?

    Junior de Arlindo

    Junior de Arlindo Segunda, 24 de agosto de 2015, 6h52min

    Pessoal já resolveram esses problemas o giret já liberou pra vc ?