Bom dia amigos, a mais ou menos 5 anos comprei uma casa em um terreno comprovadamente encravado, sem acesso a via pública por qualquer meio, a não ser uma servidão de passagem que na época servia aos antigos moradores. Neste tempo todo uso essa servidão que é um corredor independente da casa do vizinho da frente mas que pertence a ele.

Tenho fotos dessa passagem, de um tempo para cá ele ameaça fechar essa passagem para fazer uma construção lá.

Nem o meu terreno nem o dele tem qualquer registro de imóveis, é uma área de invasão onde existe diversas casas a muitos anos.

Minha dúvida é se ele tem o direito de fechar tal passagem ? e como proceder mesmo sem documentações do terreno, nem dele nem minha já que não existe RGI nem nada que comprove sermos donos legais.

Desde já agradeço a ajuda dos senhores.

Respostas

    P

    PAULO II Terça, 22 de julho de 2014, 11h12min

    Prezado

    Em regra geral, ambos são ilegais e não tem direito algum.
    Porém, o direito é amplo, cabe a justiça amenizar os fatos constituídos errados da melhor forma para um convívio social.
    Desta forma, ressalta o direito do vizinho em provar que esta passagem pertencem aos seu terreno, sendo assim poderia fecha-lo.
    Todavia, cabe a você provar que da mesma forma que ele pode usufruir desta passagem, você e os demais NECESSITAM dela para garantir seu direito de ir e vir.
    Em resumo, tudo se resolve na justiça.

    sds☺

    ?

    Tonygr Terça, 22 de julho de 2014, 12h30min

    Muito grato Paulo pela boa vontade em responder.

    Se não for incômodo gostaria de saber se eu devo esperar ele fechar (ou não) a passagem para entrar na justiça ou as medidas deveriam ser tomadas antes dele fechar?

    P

    PAULO II Terça, 22 de julho de 2014, 13h01min

    Prezado

    Amigavelmente tente convence-lo de não prosseguir na obra, ou seja, fechando a passagem, pode fazer outras, não obtendo êxito, não espere, embargue a obra.

    abraços☺

    ?

    Tonygr Terça, 22 de julho de 2014, 13h29min

    Muito grato pelos esclarecimentos.

    ?

    Tonygr Quinta, 24 de julho de 2014, 14h01min

    Derradeira e última pergunta, já que sou leigo no assunto:

    Se esmo após uma conversa amigável com o referido vizinho da frente ele insistir em fechar de uma hora para outra, ou lacrar o portão de entrada da servidão, como devo proceder?

    Chamar a polícia ? Isso seria da alçada dos policiais militares ?

    Ou teria que acionar a justiça através de processos, sendo essa última opção pouco viável, porque se ele fechar repentinamente não terei com o entrar em casa nem meus familiares e um processo iria demorar mais tempo do que poderia esperar...

    Grato a atenção e aguardo uma resposta desde já ficando imensamente grato.

    P

    PAULO II Quinta, 24 de julho de 2014, 16h21min

    Prezado

    Pode lavrar um acordo no cartório, uma ata notarial, assim garante direitos de ambos.

    sds☼