Há 16 anos os meus avos permitiram que eu fizesse uma casa pra mim em um terreno nos fundos do prédio deles. A minha avó faleceu faz uns dez anos e o meu avô faleceu há um ano. Agora os seus filhos estão querendo entrar com um inventário de tudo, do prédio que possue cinco apartamentos e da casa que eu fiz. Eles podem fazer isso?! Eu posso entrar com uma ação de usucapião de uma casa que eu fiz num terreno cedido pelos avós em vida?! Eu tenho todos os comprovantes de tudo que gastei em material e mão de obra e tenho contas de luz que comprovam a minha residência nesta casa há 16 anos! O que devo fazer para defender aquilo que projetei e investir todos esses anos?! Quais são os meus direitos?! Detalhe: a minha mãe é falecida há 30 anos! Sou herdeira direta.

Respostas

    G

    gpomponet Domingo, 27 de julho de 2014, 23h54min

    Alguém pode me ajudar?!

    G

    gpomponet Domingo, 27 de julho de 2014, 23h55min

    Alguém pode me ajudar?!

    B

    Blueskay Suspenso Segunda, 28 de julho de 2014, 1h00min

    Vc é herdeira por sucessão. Não se discute isso.

    Vc não pode requerer usucapião, ainda mais por ser uma pequena parte de um só terreno, e principalmente, porque não se pode usucapir bem herdado.

    Vc deve requerer no processo de inventário que eles lhe indenizem no valor do imóvel.

    G

    gpomponet Segunda, 28 de julho de 2014, 7h37min

    Mas no caso de começar o inventário, serei obrigada s sair deste imóvel que eu construí?! Pois não tenho fonte de renda fixa e nem tenho aonde morar?!

    B

    Blueskay Suspenso Segunda, 28 de julho de 2014, 13h14min

    Não, vc não tem de sair de seu imóvel, alías, o correto é vc só sair quando receber a indenização devida por ele.