DR mais uma vez queria te pedir uma ajuda,eu estou a 2 anos e 8 meses em auxilio doença pela justiça federal e estou pensando em entrar na justiça federal para pedir aposentadoria por invalidez porque não vou mais conseguir voltar ao trabalho, fiquei com sequelas irreversiveis de uma cirurgia de coluna,mais minha duvida é se eu entrar com processo e perder eu perco meu auxilio doença também ou não? e outra duvida eu posso entrar com outro advogado ou tenho que entrar com o mesmo que entrei para pedir o auxilio doença visto que meu processo ja foi arquivado,e pela experiencia do SR eu tenho chances de conseguir a aposentadoria visto que sou metalurgico meu trabalho é muito pesado minha escolaridade é baixa 8 série e tenho 44 anos,abraços e muito obrigado

Respostas

    W

    Walterdelogo Walterdelogo Quarta, 30 de julho de 2014, 18h20min

    zeca09>
    Em tal caso você pode propor ação de aposentadoria por invalidez em processo separado contra o INSS, independentemente de estar em gozo de auxílio-doença concedido pela Justiça Federal, o que, inclusive, pode ser mencionado na petição da aposentadoria.
    A seu critério você pode entrar com outro advogado visto se tratar de uma outra ação, e que a anterior de auxílio-doença já se encontra encerrada.
    As chances de sair vencedor serão avaliadas em função de suas condições de saúde e sociais atuais, que conforme você relata são precárias. Para tanto, deverão ser anexados ao pedido as receitas e resultados de exames e tratamentos a que por acaso você vem se submetendo, para serem avaliados no exame médico-pericial que para tanto deverá ser feito pelos médicos peritos designados pela Justiça.
    Atenciosamente,

    Dr. Walter.

    ?

    zeca09 Quarta, 30 de julho de 2014, 20h34min

    Muito obrigado DR WALTER,entrando com processo separado não corro risco de perder o auxilio doença?

    R

    Representando Quarta, 30 de julho de 2014, 21h11min

    Participando da discussão para conhecimento.

    Para entendimento o auxilio doença foi decorrente de acidente ou doença do trabalho?

    Pois sendo decorrente de acidente ou doença do trabalho não é vantajoso transformar em aposentadoria por invalidez, considerando a suspensão do contrato de trabalho com recolhimento do FGTS. Visto que os recolhimentos não acontecem na aposentadoria por invalidez. E o aposentado por invalidez está sujeito a pericia medica de avaliação tanto quanto o beneficiário de auxilio doença. Por quanto é preciso um melhor entendimento do que é mais vantajoso para o segurado.

    ?

    zeca09 Quarta, 30 de julho de 2014, 23h15min

    não foi acidente de trabalho não meu beneficio é b31 vou tentar aposentadoria por invalidez que no meu caso acredito ser mais vantajoso por ser 100% o beneficio e também tentar receber o seguro em grupo e também eu acredito que eu conseguindo a aposentadoria eu ficaria um pouco mais tranquilo

    N

    ninguém Quarta, 30 de julho de 2014, 23h26min

    apenas salientando, você pode, sim, perder o seu auxílio doença, considerando que será novamente examinado em uma perícia.

    se for constatado que você melhorou, será determinada a cessação do seu auxílio doença. inclusive já vi isso acontecer...

    você melhor que ninguém é conhecedor de seu estado de saúde. só faça isso se o seu problema tiver PIORADO em relação ao processo anterior.
    Se estiver igual já não vale a pena, pois a perícia do processo atual provavelmente irá constatar a mesma coisa do processo anterior...

    ?

    zeca09 Quinta, 31 de julho de 2014, 9h57min

    Obrigado ninguém,então antes da pericia que fiz para o auxilio doença eu não tinha feito cirurgia ainda e hoje depois da cirurgia que fiz a 2 anos e 4 meses eu piorei muito fiquei com sequelas na perna direita e não consigo ficar mais que 10 minutos de pé não consigo andar quase nada minha perna ficou fraca e sinto muitas dores e também não posso pegar peso e meu médico me disse que essas sequelas são irreversiveis vou ter que fazer bloqueios na coluna para amenizar as dores e como eu ja disse meu trabalho é pesado sou metalurgico e minha escolaridade é baixa8 série,abraços e muito obrigado