Olá a todos,

Trabalhei por três anos numa empresa e em meu primeiro ano declarei o imposto de renda normalmente (2010/2011). Fiz a declaração baseada no informe de rendimentos que recebi que era condizente com meus holeriths. Neste ano (2014) ao fazer uma busca no site da receita, descobri que cai na malha fina no ano de 2011 por que "esqueci" de citar minha segunda (?) fonte pagadora. Qual não foi a minha surpresa ao ver que meu ex empregador, neste ano, declarou renda (não coincidente) como se tivesse recebido pela matriz, e pela filial. Como mudei de cidade, não recebi a notificação de débito. O informe da dívida foi lançado no diário oficial no final do ano passado, e só esse ano descobri tudo o que aconteceu. Entrei em contato com a empresa que enfim diz ter feito a retificação da DIRF. Abri um processo na Receita Federal com todos os holeriths, declaração, informe de rendimentos e retificação. Só que o processo está parado, sem previsão de saída e eu preciso comprar minha casa. Como faço?

Respostas

    W

    wgnsud Sábado, 16 de agosto de 2014, 20h26min

    um caminho é primeiramente verificar na sua imobiliária se a certidão de débitos da receita resolve o seu problema.

    Se resolver:

    Vá a Receita e tenta tirar certidão positiva com efeito de negativa , se ela não sair , apenas judicialmente entrando com pedido de extinção do débito , o que demora também, porém pode ser pedido uma liminar para o juiz decretar a suspensão do crédito tributario , o que sai relativamente rápido, assim a receita é obrigada a emitir a certidão.

    espero ter ajudado.

    ?

    juferraz Quinta, 21 de agosto de 2014, 9h19min

    Já ajudou sim. E bastante. Não sabia que era possível uma certidão positiva com efeito negativo.
    :)
    Estou pensando em acionar judicialmente inclusive o ex empregador.

    W

    wgnsud Sábado, 30 de agosto de 2014, 12h32min

    Sim é possível (art 206 do ctn), ela sai nos casos em que o credito tributario está com a exigibilidade suspensa (art 151 ctn).
    o processo administrativo suspende a exigibilidade, por isso se eu fosse vc eu iria primeiro na receita. quem sabe dá sorte e sai?

    abs