Preciso de esclarecimentos do que fazer. Minha mãe faleceu e deixou um imóvel que era do meu pai já falecido antes do casamento com ela, não fizemos o inventário da morte do meu pai em 1993, e agora tenho q fazer o da minha mãe, o problema é que todos os documentos dos falecidos e do imóvel estão em poder de uma irmã que mora nesse imovel e não quer fornecer os documentos, com isso não temos nada somente meus documentos. Como faço para obriga- la a entregar os documentos dos meus pais e quero que ela saia da casa, já que a casa não é só dela, como ela não tem pra onde ir está dificultando tudo, preciso saber como proceder somos em 4 filhos e 3 não fornecem nenhum documento não Estão interessados no inventário , claro por conta dessa irmã q mora lá, os outros não querem se envolver então tô sozinha. Por favor me ajudem! Como devo proceder?

Respostas

    B

    BlackNight Segunda, 11 de agosto de 2014, 23h23min

    Vc pode conseguir uma segunda via de todos eles. Procure o cartório do RGI da localidade do imóvel a ser inventariado, procure o cartório onde foi registrado o óbito de seu pai e o de sua mãe, em ambos consiga a segunda via dos atestados de óbito.

    Pronto.

    Procure a Defensoria Publica ou arrume um advogado e entre com pedido de inventário litigioso, dê o nome e endereço dos demais favorecidos (seus irmãos).

    ?

    Larissa Negov Terça, 12 de agosto de 2014, 10h32min

    Obrigada black night, porém tenho um problema: o imóvel não tem escritura, não tem como solicitar segunda via. E essa questão para retira-lá do imóvel como é feito e se é possível.

    C

    CESAR AUGUSTO Segunda, 08 de setembro de 2014, 18h13min

    Boa noite,

    Em algum cartório deve ter o registro do imóvel ou mesmo o contrato de compra e venda.

    ?

    Larissa Negov Quinta, 25 de setembro de 2014, 23h42min

    Já procurei o imóvel não tem registro, e o contrato de compra e venda extravio, e então se vendedor tb não tiver mais esse contrato como faço? E durante todo esse processo ela pode fic( r no imóvel sem pagar nada (aluguel, iptu) possível eu receber uma indenização sobe a o tempo q ela permaneceu no imóvel?

    L

    Luiz Macedo Domingo, 28 de setembro de 2014, 19h41min

    Não se trata de uma mensagem, mas de uma solicitação de orientação.
    Vamos lá: A ação de inventário do espólio de meu avô, morto desde o ano de 1957, iniciou no ano de 1974 - portanto há 40 anos. Entre muitas pendência e depois de passar por três advogados, o último, em 2009, abandonou a causa (o processo encontra-se arquivado sem resolução de mérito). A casa sede da propriedade rural estava por desabar e eu, depois de procurar os herdeiros para nos cotizarmos para que a obra que se fazia necessária prosperasse, não obtive respostas positivas, tendo, portanto, de colocá-la em prática sozinho. Tenho 66 anos e gastei toda as minhas economias para manter o patrimônio de pé. Preciso saber se posso ingressar com pedido de usucapião e como fazê-lo se for o caso, já que há herdeiros que até hoje não juntaram ao processo extinto as procurações e certidões necessárias, muito menos, reitero, ajudaram-me na despesa com a restauração estrutural do imóvel. Aguardando orientação, agradeço desde já.