Ola caros colegas,

1º - Ao passar num Concurso Publico, onde a instituição efetua o pagamento de seus servidores através do Banco BRADESCO. A responsabilidade da abertura da conta é minha ou na instituição pública ????

Fui tentar abrir um conta no Banco BRADESCO, onde a mesmo informou que não poderia abri a mesma por eu teria deixado um DEBITO de CARTÃO DE CREDITO em 1998 (16 anos) a trás. - Eles pedem negar a abrir minha conta ????? - E se a instituição ao qual eu passei no concurso, me nomear e for tentar abrir um especie de conta salario, ele também pode negar ????

Grato

Luciano Nonato

Respostas

    C

    Camelette Sábado, 23 de agosto de 2014, 19h01min

    Com relação a abertura de conta salario, a abertura deve ser solicitada pela empresa, cabendo ao empregador levar a documentação informada na agência bancaria designada pela empresa. Com relação a recusa, a lei diz que os bancos nacionais são obrigados a disponibilizar gratuitamente uma conta corrente para pessoas físicas, destinada somente a prestação de serviços essenciais básicos. Inclusive, para as pessoas que tem problemas com dívidas, restrições com bancos e precisam de abrir uma conta salário, embora deva saldar a dívida posteriormente, o banco não pode se negar a abrir ou criar qualquer embaraço ao cidadão e muito menos descontar da conta salário o dinheiro para cobrar a dívida. Esta, deve ser cobrada à parte por meio de acordo com o cliente ou via ação judicial. Segundo a Resolução 3.919/2010, estabelecida pelo BC (Banco Central), qualquer correntista pode obter uma conta bancária sem ter que pagar sequer um centavo ao banco de sua preferência. Se isso lhe prejudicar a ponto de perder a vaga, você pode ajuizar uma ação por danos materiais e morais, visto que necessita da renda que o banco lhe fez perder, para se sustentar e sobreviver.

    Boa Sorte.

    Cumprimentos.

    ?

    Luciano Nonato Domingo, 24 de agosto de 2014, 11h15min

    Caramba! Muito obrigado . . . É muito bom falar com quem entende!
    Gostei da explicação

    C

    Camelette Segunda, 25 de agosto de 2014, 22h45min

    Por nada, e boa sorte.
    Cumprimentos!

    Iracema Sousa

    Iracema Sousa Terça, 26 de maio de 2015, 19h13min

    Tenho uma duvida