Saudações, meus pais ainda vivos moram em uma chácara constituida de uma casa e o restante em terreno sem uso e deixaram qualquer filho quer quiser construir sua casa no terreno. Somos em 5 filhos, eu e um dos meus irmãos já construimos com nossos proprios recursos os outros moram em outras casas. A questão: o que acontece no caso de falecimentos dos meus pais? é possivel meus irmãos me forçarem a vender a chacara inteira? posso ficar com a minha casa como minha parte da herança? pelo que li na internet até o final do inventário eu precisaria pagar aluguel ou ficar fora da casa, isso procede? Como resido a mais de 5 anos no imovel e pago a luz e agua separadamente poderia depois da morte de meus pais o usucapião? obrigado pela atenção

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 02 de janeiro de 2015, 22h08min

    Não cabe usucapião. Se o imóvel está registrado em nome de seus pais todos vcs poderão chegar a um denominador e fazer a partilha, providenciando na Prefeitura o desmembramento da área de acordo com o que atender ao interesse de todos, ou vcs terão mesmo de vender.

    ?

    Desconhecido Domingo, 04 de janeiro de 2015, 12h31min

    Se meu pai fizer algum documento informando que deseja dividir o terreno adiantaria para evitar a possivel venda?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 05 de janeiro de 2015, 17h55min

    Seu pai pode querer tudo, mas se na Prefeitura não for possível, não adianta nada o testamento de seu pai.

    Além de que seu pai não pode obrigar que o terreno seja desmembrado após a morte dele.