INVENTÁRIO E JUSTIÇA GRATUITA

LUIZ FIORE NETO perguntou Terça, 08 de abril de 2003, 18h33min

PASSADO O PRAZO LEGAL PARA PROPOR AÇÃO DE INVENTÁRIO, DESEJO SABER SE EXISTE CONDIÇÕES DE PROPOR A AÇÃO REQUERENDO EM FAVOR DOS INVENTARIANTES A JUSTIÇA GRATUITA. DE SE ESCLARECER QUE SERÁ INVENTARIADO APENAS A PARTE CONCERNENTE A MÃE, TENDO EM VISTA, O PAI DOS HERDEIROS ENCONTRAR-SE COM RELACIONAMENTO AMOROSO COM PESSOA DE CARÁTER DUVIDOSO. O INVENTARIANTE, SOLDADO DA POLICIA MILITAR DE SP, ALÉM DE SUSTENTAR SUA PRÓPRIA FAMILIA, AINDA COLABORA COM O SUSTENTO DOS SEUS IMÃOS, RAZÃO PELA QUAL PRETENDE QUE LHE SEJA CONCEDIDO OS BENEFÍCIOS DA GRATUIDADE JUDICIÁRIA, INCLUSIVE COM REALÇÃO AO ITBI, - É POSSIVEL

AGUARDO RESPOSTA URGENTE - GRATO - LUIZ FIORE

Respostas

19

• Luiz Roberto

Caro colega!!

Ainda que tenha se passado o prazo legal para propor ação de inventário, a justiça gratuíta pode ser requerida e é possivel sua concessão. Entretanto, todos os herdeiros terão que encontrar-se em situação de pleitea-la, pois a taxa judiciaria e outras sucumbências, não são de obrigação apenas do inventariante.
    Quanto a multa, haverá obrigatoriedade do pagamento devido ao atraso.
    Em relação ao imposto, não se recolhe ITBI, e sim ITCMD,imposto o qual a concessão de gratuidade não exime do pagamento.
    Entretanto, existe casos de isenção aqui no estado de SP, de acordo com o seguinte: para fatos geradores ocorridos a partir de 01/01/2001, utilizará a Lei 10.705 de 28/12/2000, enquanto que, para fatos geradores ocorridos a partir de 01/01/2002, a Lei 10.992 de 21/12/2001, que altera a lei anterior.

Espero que tenha ajudado.

Luiz Roberto.

• Claudia_1

Olá boa noite.
    Eu gostaria de um esclarecimento por favor.
    Eu tenho uma herança para receber, o meu pai faleceu em maio de 99 e minha mãe é viva.
    Eu tenho duas irmãs e um irmão.
    O meu pai deixou no nome dele um galpão de 500mts e uma sobrado grande e uma firma para os filhos a casa e o galpão esta no nome de meu pai mais a firma ele comprou para os filhos e na epoca eu estava me divorciando ai não foi colocado em meu nome,eu tenho algum direito sobre esta firma...
    Sobre a herança eu fui em um advogado para dar a entrada na documentação para fazer inventario ai o advogado me cobrou 400,00 dos documentos dos imoveis certidão de obito e etc...14% por cento do valor dos impostos que teria que pagar dos imoveis e mais 5.000,00 reais de advogado eu não tenho condições de pagar tudo isso.
    Ai eu moro de aluguel e todos os meu irmãos tem a sua casa propria e ninguem paga aluguel tem seus carros bons... e que o meu pai me deixou ninguem quer me dar e nem querem fazer inventario a minha mãe diz que se eu pedir o inventario ela iria me deserdar eu estou passando muita dificuldades financeiras o que eu posso fazer.
    Tem algum lugar que eu possa fazer o inventario que eu não paguei tão caro tudo isso.
    Obrigada pela atenção.

• Roberto Carlos

Caros colegas

Peço a gentileza a profissionais de conhecimento tao profundo como os senhores para participarem do topico que postei com o nome " Bens a inventariar".

Obrigado

Um abraço

• lidia de almeida

comprei uma casa que precisa fazer o inventario ,pois tem uma menor . e mais quatro herdeiros não sei como agir , preciso de um advgado do estado porque o antigo dono não tem condicões financeiras. por onde começar ?

• enzo hirata

ola. Minha mae faleceu em novembro de 2008. ela e meu pai (ainde vivo) tem uma conta conjunta com algumas aplicaçoes. apos o falecimento, ele entrou em depressao profunda e nao esta em condicoes de tomar nenhuma decisao ou assinar algum documento. fui orientado que caso ele nao melhore devemos constituir um advogado e fazer uma petiçao para dar andamento as coisas. minhas duvidas: Esse mesmo advogado podera realizar o inventario? quais sao os criterios para calculo dos honorarios advocaticios no que diz respeito ao inventario? o calculo dos impostos é baseado a partir da data da certidao de obito ou a partir da data de entrada no inventario? vale o saldo bancario da data da certidao, ou o saldo da data de entrada no inventario?? desde ja agradeço a atençao. obrigado; enzo.

• Leila

Comprei uma casa mas não passei pro meu nome.Descobri que há alguns anos a mulher que vendeu faleceu e deixou 2 filhos de maior.Agora vamos finalmente fazer a transferência.vamos fazer o inventário pela justiça gratuita(Defensoria Pública de Pernambuco) e gostaria de saber o valor do ITCMD de uma casa avaliada em R$3.671,00(é o que consta no iptu).Fazendo pela defensoria só pagamos essa taxa ou tem outras?aguardo resposta!

• Letícia G.

Olá!
    Não entendo muito sobre o assunto,
    A questão é a seguinte:
    Meu avô faleceu há vinte e cinco anos e minha avó faleceu há Oito anos, deixando 11 herdeiros. Tentamos abrir o inventário faz dois anos, mas dois dos herdeiros não entraram em acordo para assinar os papéis.
    Um dos herdeiros que cuidava de minha avó está com todos os documentos e é um dos que não querem assinar para dar continuidade ao inventário.
    Os documentos da herança ainda estão no nome de meus avós.
    Agora todos os demais herdeiros estão precisando de suas partes. O que fazer? Tem alguma solução sem que todos estejam de acordo??

Atenciosamente,

Letícia Gattermann

• Damres Souza Ferreira

Dr Jaime,
    Meu tio irmão da minha mâe faleceu em 01/02/2009 não tinha mulher e filhos, e parente direto vivos só minha mãe e minha tia ambas irmãs dele (minha mãe vive em SP, minha tia não consigo localizar) sou (sobrinha) e o parente mais próximo e que também está mais próximo do local onde lele vivia e tem 02 casas, algum gado, dinheiro emprestado. Perguntas Para que eu seja a inventariante o que devo fazer? que documentos apresentar na comarca onde ele vivia e morreu? tem prazo para dar entrada neste inventário? Quanto tempo? Por favor me esclareçam.

Atenciosamente,

Damares Souza

• Eliane Vieira Sarmento

Boa noite. Quero saber o que faço, pois meu pai não da a entrada no inventario, ja vai fazer 2 anos que minha mãe faleceu.

• JOSELAIDE FONSECA RECOUSO

Minha irmã casou em 1993, pelo regime de comunhão parcial de bens, ela era divorciada e o atual marido também. Ela ficou viúva em março de 2008. Meu cunhado deixou testamento( uso-fruto). Juntos eles tinham um apartamento e um carro. Meu cunhado tinha 4 filhos do primeiro casamento.
    Gostaria de saber qual porcentagem que ela tem nesse imóvel ( adquirido na constancia do casamento).
    Informo ainda que ele é herdeiro de um imóvel ( bem que é herança da avó dele). Esse imóvel quando for vendido, minha irmã terá algum direito ? qual porcentagem?
    Grata
    Joselaide