Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Michelle Bahens
    19/04/2003 15:48

Eu gostaria de saber a diferença entre povo e populaçã, pq sempre confundo os dois baseada na CF/88 art 5º caput posso ver bem claro o que é população e povo? Ou será o contrário?
    Se puderem me ajudar
    Desde já agradeço
    Michelle

2. Ricardo Haag
    23/04/2003 08:37

Cara colega,

Em primeiro lugar você deve observar o significado em um dicionário. Com certeza suas dúvidas desaparecerão.

3. Patrícia ( aluna de Direito 3º período) UNIUBE
    02/05/2003 11:53

O conceito de população e povo são diferentes e sem dúvida há uma complexidade que um dicionário não pode resolver, como sugeriu um colega nosso. População refere-se aos habitantes de um território e Povo aquelas pessoas que realmente participam de um processo político, jurídico ou mesmo legislativo; é povo de um território, por exemplo, o povo ativo; aquele que realmente participa dos processos democráticos do país, ou o povo como destinátario do poder, mas o que dizer do povo ícone, aquele povo que representa a maioria da população e é mitificado em épocas políticas, mas não tem a sua dignidade respeitada constitucionalmente por políticas globalizantes, que conseguem excluir mais da metade da população mundial que não têm o mínimo necessário para sua sobrevivência e a de seus filhos? - As Constituições dão ênfase aos direitos sociais e humanos, mas geralmente são normas analogicamente comparadas as orações,-quem sabe um dia aconteçam? Para melhor aprofundar o assunto sugiro que leia "Dalmo de Abreu Dallari, Müller, Habermas e J. J. Canotilho"

4. Pedro Eduardo
    30/06/2003 11:25

Complementando.... a colega que respondeu não remetendo-a ao dicionário foi feliz e concordo com ela... mas dou ênfase, à leitura de Friedrich Mullher- Quem é o povo??

Eu, tenho atéum resumo aqui desse livro, achar posso enviar-lhe!!

5. leonardo victório
    30/06/2003 16:54

Sem muita teoria a diferença entre povo e população é que: Povo correspode ao vínculo jurídico das pessoas com o Estado, ou seja o pova é formado pelas pessoas que tem vínculo jurídico com o Estado, sendo residente nele ou não. Já a População corresponde ao número de pessoas que estão em um determinado lugar durante a contagem, ou seja o aspecto quantitativo.

6. Claudio Kobai
    27/01/2004 16:45

Cara Michele !

Todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas, fazem parte da população. É por conseguinte a população sob esse aspecto um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer laço jurídico de sujeição ao poder estatal. Não se confunde com a noção de povo, porquanto nesta, fundamental é o vínculo do indivíduo ao Estado através da nacionalidade ou cidadania. A população é conceito puramente demográfico e estatístico. Seu estudo científico tem sido feito pela demografia, uma das disciplinas auxiliares da Ciência Política e que se ocupa tanto dos aspectos quantitativos como qualitativos do elemento populacional.

Espero ter contribuído,

Um forte abraço,

Kobai.

7. ELIAS GOMES
    19/04/2004 12:01

De um modo singelo e claro:
    Povo e ou sao aqueles que possuem caracteristicas proprias, diretas como a crenca, religiao, linguagem, cultos e costumes, e mesmo nao possuindo um Estado fixo. Ex. povo judeu
    Populacao, e o conjunto de pessoas em um determinado lugar, territorio. Esta, pode conter dentro de si, inumeros povos.
    Ex. a pop. brasileira, q contem dentro de seu terrirtorio, um povo arabe, judeu, etc..

acho que ajudei.

8. vanessa sousa
    18/09/2004 10:58

na teoria geral da constituição povo tem uma relação civico juridica com o estado enquanto que população é parte integrante de um território

9. C. A. Monteiro
    28/10/2004 04:04

Cara Michelle, TERRITÓRIO elemento material do Estado ( Parte Terrestre, Mar Territórial, Espaço Aereo e Sub-Solo ), POVO elemento natural do Estado ( Conjunto de individuos que atraves de momento jurídico se une para constituir um Estado estabelecendo com este vinculo de carater permanente participando da vontade do Estado e do exercício do poder ), POPULAÇÃO expressão numerica e demografica, SOBERANIA eu não creio haver em nenhum Pais, após 11/set nos EUA então deve haver sim um PODER POLÍTICO onde o Governo Soberano conduz o Estado aplicando seu poder contra outros ..., adiciono ao texto as definições de Claudio Kobai.
    Atenciosamente

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS