Olá, me chamo Francisco Honorato e a pouco completei 18 anos. Eu não costumo ser reconhecido por este nome, nem mesmo meus pais me chamam por um destes. Meu desejo é mudar este segundo nome (Honorato), por ser também um nome que sempre me trouxe desconfortos na infância e adolescência. Tenho condições de alterá-lo diretamente no cartório?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 22h52min

    Vc pode ingressar com ação até seus 19 anos pedindo para alterar seu nome sem que precise justificar seus motivos.

    Zanielle Rodrigues

    Zanielle Rodrigues Segunda, 04 de maio de 2015, 23h46min

    E se a pessoa já tem 21,anos o que deve fazer??

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 05 de maio de 2015, 7h00min

    FRANCISCO HONORATO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar seu prenome com fundamento no artigo 56 da lei de registros públicos. Por este artigo e nesta idade dificilmente o promotor e o juiz negam a alteração.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 05 de maio de 2015, 7h02min Editado

    ZANIELLE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar alterar prenomes e sobrenomes com fundamento nos artigos 57 e 58 da lei de registros públicos. Por estes artigos e após os 18 anos de idade será necessário convencer o promotor e o juiz sobre a necessidade da alteração.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com