Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Luciana Vasconcelos
    08/03/2006 21:20

POR FAVOR COMPANHEIROS PRECISO DE CONCEITOS SOBRE DIREITO DIFUSO E APESAR DE PESQUISAR EM ALGUNS SITES NÃO CONSEGUI ENCONTRAR UMA CONCEITUAÇÃO, APENAS CARACTERÍSTICAS GERAIS SOBRE ESTE DIREITO. PEÇO GENTILMENTE A AJUDA DE VOCÊS SE PUDEREM ME RESPONDER O SIGNIFICADO DE DIREITO DIFUSO.

GRANDE ABRAÇO.

GRATA.

2. Cleide
    21/03/2006 17:49

Luciana,

Segue abaixo definição de direito difuso encontrada no Dicionário Acadêmico de Direito / Marcus Cláudio Acquaviva - São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 1999, p. 286:
    "Prerrogativa jurídica cujos titulares são indeterminados, difusos. Um direito difuso é exercido por um e por todos, indistintamente, sendo seus maiores atributos a indeterminação e a indivisibilidade. É difuso, p. ex., o direito a um meio ambiente sadio."

Espero ter contribuído.
    Abraços,
    Cleide

3. cassio lucelio Gomes
    21/05/2006 15:30

Cara colega Luciana, estou cursando o 8º período de Direito e a priori estou pensando em escrever minha monografia no Direito Ambiental. No que dis respeito ao significado de "Difuso" posso lhe afirmar que é direito da coletividade. O direito Ambiental por exemplo, visa tutelar a coletividade daí é um direito difuso, para todos.

Um abraço!

Cássio

4. Gaya
    17/04/2008 08:59

olá

a unica coisa e exemplo que posso te citar coo direito difuso é:
    Direitos difusos, estes são direitos amplos, pois são os Direitos Mundiais, de patrimônio do Mundo. P.ex. a Mata Amazônica já é considerada patrimônio Mundial (ainda que não oficialmente), não podendo o Brasil desmatá-la arbitrariamente, ou detoná-la, bem como as pirâmides do Egito entre outros patrimônios mundias, que pertencem a todos e a todas as gerações.

espero ter lhe ajudado

abraçs

Chris Gaya
    chris_gaya@hotmail.com
  5. Mateus Nogueira
    17/04/2008 09:07

Direitos difusos e coletivos são distintos, ao passo que o primeiro abrange a coletividade de uma forma centrada (v.g. Direito do consumidor abrange indistintamente todos os cidadãos brasileiros), o direito difuso não tem titular definido. Exemplo de direito difuso, direito à vida, à saúde etc... Pelo menos foi essa definição que um professor meu explicou certa vez...

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS