Um grande problema enfrentado pelos novos advogados é o procedimento quando o processo se exaure na sentença condenatória e eles têm que prosseguir na defesa de seus clientes em sede de Execução junto às VEPs. Não existe qualquer manual ou Leis que esclareçam de forma concisa as etapas a serem empreendidas, como no processo penal. Assim, convido os colegas para que juntos possamos oferecer uns aos outros e àqueles que não têm nenhuma prática, algumas informações importantes. Proponho a seguinte situação: Um preso condenado a 12 anos em regime fechado tem a sua pena reduzida para 08 anos em semi-aberto. Não é crime hediondo. Qual a primeira providência que o advogado terá que tomar? A quem e como terá que peticionar? Pode enviar as petições pelo Proger? Há formulário próprio para certos pedidos? O que significa SVCP / SVTI / SVCD e SVP2? A VEP determina automaticamente a progressão do regime ou é obrigatória a intervenção do advogado? Aqueles que tiverem as informações acima ou novos questionamentos podem começar a participar deste fórum e quem sabe não formamos aqui um pequeno manual para uso da categoria?

Respostas

9

• 0
    H

Hilario Torquato Domingo, 22 de julho de 2007, 22h36min

A Lei 7210 (LEP) esclarece todas suas duvidas com relação aos procedimentos que deve tomar junto ao Juizo das execuções penais.
    Respondendo a sua primeira pergunta: o advogado encaminhará uma petição (com o instrumento de procuração anexo) ao Juizo das Execuções a que estar subordinado o apenado. Segundo: as siglas que vc apresenta, só quem pode lhe responder é o pessoal de sua cidade, pois, estas variam de estado para estado.
    Lembre-se, como vc mesmo disse, o processo se exaure com a sentença penal condenatoria com o transito em julgado. Então o advogado, SE QUIZER

• 0
    H

Hilario Torquato Domingo, 22 de julho de 2007, 22h45min

continuando (faltou energia) O advogado terá que obrigatoriamente ingressar com uma nova procuração, pq trata-se de outro processo, no caso, o de execução de um titulo judicial penal.
    Não existem "moldes" formatados, porque cada pedido encerra um conteudo diferente.
    Espero ter contribuido
    Fico a disposição

• 0
    V

Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br Segunda, 23 de julho de 2007, 5h21min

São várias as providências que o advogado pode tomar, todas elas estão descritas na LEP.

Progressão; remissão; livramento condicional; trabalho externo; saídas temporárias, etc.

Não se faz necessário qualquer manual, a LEP é um...a experiência é outro.

Sugiro aos inexperientes consultar um processo de execução em andamento e alí exaurir suas dúvidas.

Abraços e boa semana

• 0
    F

Fatima Teles Terça, 12 de maio de 2009, 2h14min

Boa Noite!!

Alguém poderia por favor me explicar o que é SVCP / DEPENDENCIA E ENCAMINHAMENTO DE CES?
    Esta é a milésima msg que envio e sem respota.

Obrigada,

Fatima Teles.

• 0
    R

rosangela Quinta, 14 de maio de 2009, 21h14min

SVCP- Serviço de cálculo e dependencia, onde serão analisadas a quantidade de tempo da condenação,o tipo de regime, quando o condenado terá direito à progressã, benefícios,etc e, se o mesmo possui outra condenação(s) para serem somadas as pens, e aí se ter idéia das progressões e benefícios.

CES - Carta de Execução de Sentença - è a própria condenação, q a vara onde o condenado foi julgado, envia a Vara de Execuções Penais, a fim de q a mesma seja cumprida .

• 0
    F

Fatima Teles Sexta, 15 de maio de 2009, 0h29min

Rosagela,

Você poderia me esclarecer o que significa SVP4/final 8?

Obrigada,

Fatima Teles.

• 0
    R

rosangela Sexta, 15 de maio de 2009, 16h08min

Fátima, todo processo q está na VEP do RJ está divido em seções, para q os mesmos tenham andamento e controle facilitados. Assim, SVP4/8 significa 4º Serviço de Condenados Presos final 8. Final 8 porque o q vale para este ordenamento administrativo é o penúltimo numero da identidade do condenado. Esta seção é responsável por este controle. Entendeu? Qualquer outra dúvida, pergunte. EStou a disposição!

• 0
    F

Fátima Quarta, 20 de maio de 2009, 22h17min

Oi Rosangela,gostei dos seus esclarecimentos acima e gostaria que me ajudasse. Tenho um tio preso e ele conseguiu agora passar para o regime semi aberto, já foi pedido a VPL e o extra muros para ele. Como funciona esses procedimentos? A VPL, ele poderá ir em casa de quanto em quanto tempo? É necessário que o advogado faça uma petição sempre que ele for visitar a família? Qual o prazo que o meu tio conseguirá esses benefícios. O crime dele é hediondo e a pena dele foi de 7 anos, já cumpriu um sexto da pena. Obrigada e fique com Deus!!!!

• 0
    R

rogerio bt Quinta, 21 de maio de 2009, 0h08min

Boa Noite a todos!
    Sera que poderiam me ajudar em um duvida, que é a seguinte:
    Após uma regressao de pena (fora condenado por 27 anos em dois crimes), estava o setenciado cumprindo o regime semi-aberto e por varias faltas graves teve seu regime regressado ao regime fechado, quando poderei pedir uma nova progressao?

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região