estou muito feliz em está escrevendo para voces pela primeira vez, a minha situação é a seguinte. TENHO DUAS HERNIAS DE DISCO E UM CISTO NA COLUNA LOMBAR-SACRO. O meu neurologista fez um LAUDO MÉDICO, me incapacitando do serviço Policial Militar e fez um ATESTADO MÉDICO por tempo indeterminado, me afastando do serviço policial militar. Fui para Junta Militar de Saúde '' Médico não especialista da area'' e os dois médicos não acataram o respectivo atestado. Procurei o meu Comandante da Unidade, explicando que eu teria falado para os médicos da JMS, que eu não teria condições de tirar o serviço de expediente sem esforço fisico, pois eu estava sentido muitas dores na coluna e nas pernas, não podendo ficar sentado por muito tempo e muito menos em pé, de nada adiantou. procurei meu advogado, e o mesmo me orientou que fisesse um documento informativo da minha situação para o meu comandante, no qual eu não teria a minima condiçao de tirar serviço de expediente, tendo em vista o prontuaria médico. o mesmo falou que o médico teria me voltado por expediente e não ele. Quero saber, se fiz o procedimento correto em apresentar o INFORMATIVO? e quais os procedimentos legais para mim não tirar mais expediente e conseguir a reforma por invalidez. Obs;tenho ATESTADO DE ORIGEM e todos os exames. grato por sua atenção, desde já agradeço. aguardo respostas.

Respostas

    M

    MARCIO FERNANDES Terça, 22 de janeiro de 2008, 18h17min

    Procure MEDICO MILITAR ESPECIALISTA EM ORTOPEDIA leve ao mesmo todos os exames e atestados e laudos.Faça todos exames que ele indicar, dependendo dos sinais e sintomas, segundo vc informa , ele deverá afastá-lo das funções ,ficando vc afastado pela JMS(TRATAMENTO DE SAÚDE).Que pode perdurá por até dois anos de afastamento.
    Laudos de medicos civis especialistas são acolhidos e acatados pela JMS.Cabendo a jms,dependendo dos seus sintomas e sinais(agravamentos)impossibilidade fisica, encaminhá-lo a JMSE(especializada) para que de seu parecer.definitivo.
    Como possuí AO,a JMS dará seu parecer definindo nexo caausal com o serviço(acidente de serviço).Mas para isso vc deverá estar sendo acompanhado por médico ,preferencia militar, e/ou civil.
    O seu medico civil deveria ter dado a vc atestado de por ex 30 ou 60dias.
    A junta acolheria .A incapacidade fisica defintiva para o serviço da pm, quem cabe dar é a JMS.
    Será reformado ,se a JMS OU JMSE,declarem em parecer que é incapaz defintivcamente para o serviço PM,dependendo dos laudos e pareceres médicos se verificada a impóssibilidade de atividade lavborativa civil,constará que não pode prover meios de susbsistencia, não é alienado,é acidente de serviço,já que possui AO(creio que para esta lesão)

    ?

    wiliston Quarta, 23 de janeiro de 2008, 7h28min

    grato por todas as respostas, porem gostaria de saber o pouco mais sobre o meu caso.
    O meu Atestado de Origem, é do ano de 2007, sendo que o acidente foi em 2003. Este atestado tem validade?, pelo fato de já ter se passado quatro anos.
    Quando me apresentei ao médico da JMS desta unidade ''GASTRO'', levei ao mesmo um atestado médico do neurologista, me afastando do serviço por 90 dias, e o mesmo me deu apenas 75 dias, me colocando imediatamente no expediente, não me dando se quer a aportunidade de continuar fazendo minhas fisioterapias. em seguida procurei o meu médico, lhe relatando que eu não estava em condições de trabalhar, e ele me deu um outro atestado por tempo indeterminado. em seguida fui até meu advogado e ele me orientou que eu fizesse um documento informando minha real situação ao respectivo médico da JMS, e que eu gostaria de ser encaminhado a JMS no Comando Geral da PM-MA
    e ser avaliado por um périto médico na área de neurologia.o mesmo não quis receber o documento e me disse que la não teria tal médico. apenas me deu 120 dias, para mim fazer fisioterapia e que apois isso iria me colocar no expediente.
    - Quero saber se existe alguma lei que me obrigue a trabalhar nesta situação?
    - Se o médico pode dar um atestado com validade indeterminada, e se tiver, baseado em que lei.
    - Também quero saber se durante a minha permanencia na JMS eu perco algumas vantagens, e quais são.
    E qual o procedimento devo tomar daqui para frente?
    se possivel com E-mail ou telefones. desde já agradeço pela atenção de todos voçes, muito sucesso. aguardo humildimente as resposta.

    ?

    wiliston Quinta, 24 de janeiro de 2008, 4h27min

    imperatriz/MA

    20 horas atrás editado
    grato por todas as respostas, porem gostaria de saber o pouco mais sobre o meu caso.
    O meu Atestado de Origem, é do ano de 2007, sendo que o acidente foi em 2003. Este atestado tem validade?, pelo fato de já ter se passado quatro anos.
    Quando me apresentei ao médico da JMS desta unidade ''GASTRO'', levei ao mesmo um atestado médico do neurologista, me afastando do serviço por 90 dias, e o mesmo me deu apenas 75 dias, me colocando imediatamente no expediente, não me dando se quer a aportunidade de continuar fazendo minhas fisioterapias. em seguida procurei o meu médico, lhe relatando que eu não estava em condições de trabalhar, e ele me deu um outro atestado por tempo indeterminado. em seguida fui até meu advogado e ele me orientou que eu fizesse um documento informando minha real situação ao respectivo médico da JMS, e que eu gostaria de ser encaminhado a JMS no Comando Geral da PM-MA
    e ser avaliado por um périto médico na área de neurologia.o mesmo não quis receber o documento e me disse que la não teria tal médico. apenas me deu 120 dias, para mim fazer fisioterapia e que apois isso iria me colocar no expediente.
    - Quero saber se existe alguma lei que me obrigue a trabalhar nesta situação?
    - Se o médico pode dar um atestado com validade indeterminada, e se tiver, baseado em que lei.
    - Também quero saber se durante a minha permanencia na JMS eu perco algumas vantagens, e quais são.
    E qual o procedimento devo tomar daqui para frente?
    se possivel com E-mail ou telefones. desde já agradeço pela atenção de todos voçes, muito sucesso. aguardo humildimente as resposta.

    J

    Jose Nilson de Oliveira Arlindo Quinta, 14 de maio de 2009, 14h34min

    Meu problema é de transtorno mental condificado no CID 10 F 33.2 e F 41.9, desde de 2006 que estou pela junta médica militar do meu estado e depois de algum tempo psiquiatra me coloca no expediente. No ano passado retornei porque não tenho condições de permanecer no dito expediente porque só piora meu estado emocional. O meu médico particular psiquiatra Dr Sandro Soares atestou por tempo indeterminado que não posso mais exercer de forma alguma mnhas funções laborais e a JSM, primeiramente me deu três meses de dispensa, depois mais três e por último seis meses, reconhecendo eles que não tenho mesmo condições para o trabalho. Irei em agosto me apresentar e levar declaração do CAPS da minha cidade onde faço terapias todos os dias e vou falar de reforma pra ele (o médico) se ouver recusa ou sugestão de expediente o que devo fazer? Se possível só publicar através do meu e-mail. Obrigado

    J

    jackson galvao Quinta, 14 de maio de 2009, 21h09min

    gostaria de saber no caso do militar PM ser portador de CID10, F20.2 esquizofrenia ele tem direito á reforma e se for reformado, qual seria a patente que o mesmo teria direito a alcançar indo pra reforma como invalido ou incapaz.

    F

    Fernando.BOPE Terça, 26 de agosto de 2014, 15h01min

    Olá boa noite a todos minha primeira vez no forum e gostaria de orientações sobre meu caso, sou Sgt da PMERJ e fui atingido no dia 21/07/2014 por um tiro de fuzil 7,62 no pé esquerdo, de um marginal que estava numa laje, amputando parte do pé esquerdo, e multiplas fraturas. Tive alta do HCPM e fui apresentado Junta medica, o qual o Medico me deu 15 dias, achei um absurdo e questionei, alegando que o Hospital fica longe da minha residencia que fico dependendo de terceiros para me deslocar e que ficar indo ao hospital de 15 em 15 dias seria um transtorno, ouvi desaforos do medico e falei que não nasceria outro outro pé em 15 dias porque me submeter a este sofrimento. Em fim vou procurar meu Medico particular e quero saber quantos dias de liçença a Junta é obrigada a homologar, pois não volto mais naquela Junta medica.

    .

    ..ISS.... Quarta, 27 de agosto de 2014, 13h04min

    ah! mas volta mesmo, tantas quantas vz for necessária. Por n fatores ele pode ter lhe concedido 15 dias, se vc não sabe isso ao invez de ser prejudicial pode até lhe ser benéfico em materia de direitos referentes a férias licença premio entre outros, portanto, antes de ficar revoltado cientifique-se junto a sua própria OPM, lembrando ainda que qualquer atestado que seu médico particular emitir terá necessariamente que ser submetido a junta médica e esta não esta obrigada a acatar parece médico particular.