Cancer de mama. Tenho direito a aposentadoria?

Tenho 38 anos e contribui por treze anos ao inss, e agora fui acometida por um cancer de mama, tendo que me submeter a mastectomia (retirada total da mama) e a linfadenectomia (esvaziamento axilar) as quais me deixaram com limitações no membro superior esquerdo, dor, rigidez e perda da força. Atualmente exercia a profissão de esteticista onde esforço com os braços fazem parte do exercício da função. Estou afastada desde o início do tratamento (quimioterapia,cirurgias e radioterapia) e o auxilio doença encerra agora no final de fevereiro, mas apesar do controle da doença (até o momento sem rescidivas) fiquei com sequelas do tratamento. Tenho direito a aposentadoria?

Respostas

27

  • cristina bagatella

    Elaine voce só terá direito a aposentadoria por invalidez se voce não puder exercer nenhuma atividade, é assim que a pericia do inss analisa. E fique preparada se o seu beneficio vence agora em fevereiro pode vir uma alta. Os peritos estão dando alta geral.

  • Caetano Andrade

    Elaine, tenho visão diferente da Cristina. Entendo que se você não tem como exercer a sua profissão, com certeza o INSS converterá seu auxílio doença em aposentadoria por invalidez. Caso isso não ocorra, lute pelo seu direito perante o Juizado Especial Federal. Caso assim não fosse, como sobreviver exercendo função de menor valor e remuneração?

  • cristina bagatella

    Oi Caetano tudo bem? isso que escrevi para Elaine não é bem a minha visão, é a relidade no Inss, infelizmente tenho visto de perto, caso pior que o da Elaine, eles dão alta mesmo. Direito temos que tentar na justiça, é uma esperança!!!!

  • Elaine_1

    Cristina, obrigada pela atenção mas eu queria mesmo era saber dos meus direitos.

    Caetano, muito obrigada pelas suas palavras, se eu tenho direito vou lutar por ele.

  • Paulo Benevento

    Cara Elaine,

    Sou Diretor Jurídico da Rede Estadual de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo e Presidente da Comissão de Políticas Públicas para o Câncer da 39ª subseção da OAB/São Bernardo do Campo. Através da própria Rede Estadual ou da Rede feminina em São Catano do Sul, com o auxílio da OAB, teremos prazer em ajudá-la.

    www.redefeminina.org.br
    http//:rfccesp.forumeiros.com

  • Fernanda Nunes

    Boa tarde, Paulo!

    Será que pode me ajudar numa dúvida? Tenho uma amiga que fez a mesma cirurgia da Elaine mastectomia (retirada total da mama) e a linfadenectomia (esvaziamento axilar) as quais a deixaram com limitações no membro superior esquerdo, dor, rigidez e perda da força, porém ela nunca contribui para a previdência é mãe solteira de uma meninode 15 anos, tentou antes da cirurgia o auxilio doenças ou LOAS (assistencial para pessoas de baixa renda) e não consegui.. será que agora que fez efetivamente a cirurgia ela tem direito??? Todo Cidadão brasileiro tem direito a aposentadoria (caso tenha contribuido) por invalidez?? onde posso me interar mas sobre o assunto..

  • Márcia_1

    Tenho 42 anos e contribui por quinze anos ao inss, e agora fui acometida por um cancer de mama, tendo que me submeter a mastectomia (retirada total da mama) e a linfadenectomia (esvaziamento axilar) as quais me deixaram com limitações no membro superior esquerdo, dor, rigidez e perda da força. Atualmente exercia a profissão de secretaria onde esforço com os braços fazem parte do exercício da função.
    Estou afastada desde o início do tratamento (quimioterapia,cirurgias e radioterapia) e o auxilio doença encerra agora no final de maio mas apesar do controle da doença (até o momento sem rescidivas) fiquei com sequelas do tratamento,há alguns anos atras tive LER no braço direito e ela voltou me imposibilitando de exercer qualquer atividade,pois onde trabalho uso muito o computador e as vezes carrego peso. Tenho direito a aposentadoria?

  • ROSA JOSE DE MELO VIANA

    Minha irmã tem 50 anos e está com câncer de mama, já evoluido para metástase, tendo atingido o pulmão. Ela já contribuiu para a previdência, porém tem mais ou menos 19 anos que ela não contribui. Ela tem direito a aposentadoria?

  • jairo veloso de barros filho

    agradeço a todos que poderem me ajudar no problema cita do sobre a pericia medica.abraços a todos e que Deus nos ajude!!!!

  • sandra f.s. alonso

    SOU DE GOIANIA, tenho uma amiga que foi acometida de cancer de mama e retirada, fez quimio e radioterapia ha dois anos, passou pela pericia do inss e nao conseguiu se aposentar. O que ela deve procurar para ter direito ao Loas, pois nunca contribuiu e nao consegue sequer fazer os serviços domesticos..ela é do lar. como ela deve proceder agora?????????Ela tem 53 anos