Inativos e Pensionistas do Ministério do Exército

Prezados,

Alguém já ouviu falar em GEDAPE? Tenho em mãos um título de inatividade desta instituição lhe conferindo direito a determinados valores de acordo com alíneas "a" e " do inciso III e incisos I e II do art. 8º da EM 20/98, com contagem de anuênios a Resolução nº 35/99, documento datado de 11/2001. Vale dizer que o documento tem até nº de processo. Porém, ela ainda tem dúvidas se tem direito a algum valor e onde retirar.

Desde já agradeço a atenção,

Kathia

Respostas

39

• GEOVAN JOÃO ALVES DA SILVA

GEOVAN JOÃO ALVES DA SILVA

Prezados senhores;
    Gostaria de melhores informação... como saber sobre o direito - "Pensão Especial" Lei 8.059/90. A minha tia era dependente do meu tio, tem tudo por escrito e documentado... cuido dele até os últimos dias - 2º SG. A quem procurar? Fico grato pelo suport... Saudações;

GEOVAN

• Hilza Carvalho_1

Hilza Carvalho_1

Somos oito filhos(seis mulheres e dois homens) de um reformado do Exército,falecido há dezessete anos e nossa mãe pensionista sempre nos ajudou até quando muito doente foi fazer tratamento em São Paulo e uma nossa irmã que mora lá a convidou para morarem juntas,nossa irmã passou a receber a pensão e a negar ajuda aos irmaõs ou mandar pequena parte do que foi solicitado dizendo que tem direito pois é quem cuida da mãe.Sempre estão mudando de telefone e quando conseguimos nossa comunicação é difícil pois nossa mãe de 83,já não ouve bem e não usa aparelho;e não temos condições de irmos á São Paulo.
    Gostaria de saber: outros filhos tem direito a receber pensão do pai mesmo a mãe estando viva?A quem e como recorrer em caso de positivo?

• rocio macedo pinto

rocio macedo pinto

Peço que prucurem ou o Setor de Relações Públicas ou a Assistente Social do órgão militar mais próximo e, lá chegando, requeiram por escrito vossas solicitações ao Comandante da Unidade ou mesmo ao Chefe da Seção de Inativos e Pensionistas. Em ultimo caso procurem o Ministério Público Militar de vossos UFs para maiores esclarecimentos.

• marcos antonio_1

marcos antonio_1

estou escrevendo a pedido de uma senhora filha de ex combatente.Ele entrou na justiça para rever o direito de voltar para o exercito e receber os direitos de militar de guerra, só que ele veio a falecer em 1980 e a esposa dele consegui receber os direitos dele pedido em 2002,ela tem 06 filhas algumas viúvas,solteiras e casadoas
    e tem 03 filhos,alguns são semi-analfabetos so sabem escrever muito mau o seu nome por isso é que eu estou escrevendo,a viuva tem 83 anos desde de 2002 recebe a pensão do exercito e os filhos tomam conta dela e tambem dependem dessa pensão,gostaria de saber se tem alguma lei em especial a filhos de ex-combatentes de receberem a pensão em vida da metade do valor ou na morte da viuva os cem por cento divididos entre os filhos(as)e quais os documentos necessarios e onde ir e a quem procurar.

• rocio macedo pinto

rocio macedo pinto

Favor entrar em contato com endereço abaixo para maiores esclarecimentos:
    Associação Nacional dos Veteranos da FEB
    r Marrecas, 35, , Centro
    Rio de Janeiro, RJ, 20031-120
    Fone: (21) 2262-3609

• salete_1

salete_1

OLá boa tarde. ma pergunta, preciso saber, se o soldado que foi designado para a 2ª guerra saiu de sua cidade, mas chegou a ir até a italia como designado, obtem algum valor a receber. fiquei sabendo que ha um valor a ser pago, no caso especifico, meu sogro foi designado, ficou no tempo militar por mais de 2 anos, enfim deu baixa em novembro de 1945.

• julia mourelle

julia mourelle

Como adquirir do meu falecido pai(2007), oficial do exército, somos oito irmãos, minha mãe passou a procuração para uma de nossas irmãs, e ela vem se beneficiando sòzinha, de todos os proventos do meu falecido pai, com a concordância de nossa mãe.
    O pecúlio pós morte, ainda não foi retirado. Preciso de ajuda, sou viúva, tenho três filhos. Aonde ir, posso requerer?

• julia mourelle

julia mourelle

Posso receber o pecúlio e a pensão do meu falecido pai há dois anos? Minha mãe está viva e passou a procuração para ela, sendo que esta não ajuda os outro irmãos, somos em oito.

• José Mendes Visqueira

José Mendes Visqueira

Cara Salete, existe legislação sim que ampara esse militar que foi até a Itália e depois foi desincorporado do Exército.Para que o direito a Pensão seja concedido, antes de tudo temos que confeccionar um Processo Administrativo, e amparar o mesmo nas Leis Militares e Portarias.Esse processo administrativo deve ser acompanhado de provas documentais em anexo.

Sou militar do Exército aposentado, e me especializei na área do direito administrativo militar, com experiência na lide castrense em direito administrativo militar.Se quiseres obter mais informações entre em contato comigo,pelo MSN(defensordireitoshumanos@hotmail.com) ou através do meu telefone:0xx(85)3253-5572 - Plantão 24horas.

Atenciosamente,
    JOSÉ MENDES VISQUEIRA.

• Adv Gilson Assunção Ajala (Pensões Militares Forças Armadas e Ex-combatente)

Adv Gilson Assunção Ajala (Pensões Militares Forças Armadas e Ex-combatente)

Prezada Sra. Salete,

Pelo exposto em sua mensagem, entendo que, se provado tais fatos expostos, através de documentos, ou caso não estejam de posse dos mesmos, requerer à autoridades competentes, em seu caso no Comando da 5a Região Militar, em Curitiba/PR, há condições de se pleitar o referido benefício.

Porém, adianto-lhe que não vai ser uma jornada fácil, isto porque, a União Federal coloca vários empecilhos na percepção de tal benefício, algumas vezes, soemnte conseguido através de uma ação judicial que perdura por anos, basta consultar processos desta natureza protocolados no Tribunal Regional Federal/4, onde está inserida a cidade de Curitiba/PR.

Mas pelo que temos acompanhado, nas ações que nosso escritório têm protocolado em favor destes cidadãos, de suas viúvas e filhas, tendo os documentos necessários, o processo é demorado, mas os tribunais têm reconhecido o referido benefício.

Nos colocamos à disposição para maiores orientações, pelo nosso e-mail (contatos@advocaciamilitares e/ou advocaciamilitares@hotmail.com), ou ainda pelo nosso telefone 0xx48 3045 1901.

Atenciosamente,

Dr. Gilson Assunção Ajala - OAB/SC 24.492