Boa tarde qual seriam meus direitos por ser portador de uma deficiência visual ( Monocular). Pois fui mudar minha habilitação para profissional e tive a negativa no exame médico, tb prestei concurso para policia ha alguns anos atrás e tb não podia , ganhei um curso para piloto de avião , também nao pude fazer e exercer a profissão , sou uma pessoa que adoro dirigir tenho paixão por caminhões e nao posso nem pensar. Eu gostaria de saber quais sao meus direito que tenho , pois nem enquadrado como deficiente nao sou . Quem puder me responder fico no aguardo.

Respostas

    G

    gilmar almeida silva Quinta, 18 de setembro de 2008, 0h51min

    Eu era motorista do ESTADO de SP e fiquei doente, toxoplasmose. Perdi a visão do olho direito e minha carteira"D" foi rebaixada sendo vedada a atividade remunerada. Quer dizer. impedido de continuar sendo motorista.
    Sequer recebo pensão do INSS. Me readaptaram em outra função. Perdi adicional de insalubridade, perdi premio por viagens, etc...
    O Lula diz que eu não sou deficiente, o Detran diz que sou.
    E ai?

    G

    gilmar almeida silva Quinta, 18 de setembro de 2008, 1h05min

    Acho que o LULA tem que dizer ao Detran e ao INSS que eu não sou deficiente físico.
    Posso continuar dirijindo tranquilamente as ambulâncias do Estado de SP, os caminhoes, Vans e carros administrativos.
    Tem também que dizer aos médicos, que ao contrário do que eles pensam, quem tem visão monocular pode enchergar tão bem quanto as pessoas que enchergam com os dois olhos.
    Afinal essas "bobagens" que os médicos chamam de visão tridimensional, profundidade e campo visual, tudo isso é coisa de fresco! Deus certamente teria posto dois olhos na nossa cara, porque tava sobrando olho no almoxarifado do céu!!!!

    M

    Márcio PP Quinta, 10 de dezembro de 2009, 22h42min

    Saudações a todos. Bom, meu nome é Márcio, atualmente faço um curso de Piloto Prevado Avião, diante de tudo que vi neste fórum, começo a pensar que minha carreira de piloto será interrompida antes mesmo de começar voar, infelizmente. Tenho a visão bastante reduzido no olho esquerdo, consigo distingui cores, direção e objetos de grande porte, porém não consigo ler, mesmo estando com óculos, friso que tenho carteira de habilitação categoria B, porém com restrição chamado de " Visão Monocular"; Alguém poderia me responder com clareza, continuo meus estudos pra seguir carreira, ou posso parar por aqui, pois não alcançarei resultado positivo no exame médico. Fico no aguardo. Obrigado e abraço a todos;;

    T

    TED TIGRE Terça, 25 de outubro de 2011, 15h53min

    Boa tarde!!!!!!

    Gostaria de saber quais são as restrições para mudança de catecoria:

    tenho problema em uma das vista, isto me desqualifica para troca de categoria de (b) para (d).

    Desde já agradeço e aguardo retorno

    A

    Adalton Martins da Costa Sexta, 07 de setembro de 2012, 3h03min

    O portador de Visão Monocular está impedido de se habilitar nas categorias C,D e E e não podem exercer atividade laborativa remunerada como motorista, conforme resolução don Contran.
    As limitações do portador de Visão Monocular são grandes e portanto não podem ser considerados "motoristas normais".
    O portador de Visão Monocular tem visão em apenas um dos olhos o que lhe limita a percepção de profundidade, binocularidade, profundidade, entre outros impecílios.
    Espero ter lhe ajudado.
    Outro aspecto que deve ser observado é o aspecto psicológico onde o portador de visão monocular fica receoso de ficar "definitivamente cego" pela possibilidade de acometimento de deformidade, trauma ou doença no considerado"olho bom".

  • -1
    C

    Cricca Cricci Sexta, 20 de dezembro de 2013, 12h00min

    Adalton não fale besteira, o portador de visão monocular não tem tais limitações tão grandes que vc falou, em relação a noção de profundidade de campo quem possui esse problema a muito tempo desde criança como eu aos 11 anos perdi a visão do olho direito em acidente automobilístico já não tenho esse problema pois há uma compensação do cérebro, pois nem noto e levo uma vida normal, outra coisa eu possuo o certificado médico aeronáutico para comissário de voo conforme resolução da Anac RBAC-67, outra coisa já é possível ser piloto de recreio e piloto desportivo com visão monocular conforme resolução Anac, e esses aviões são monomotores veja o link www.flyultraleves.com.br portanto a deficiência está na cabeça de quem se limita se eu ficar em casa chorando por isso não faço nada, errado são as leis brasileiras que limita o ser humano o transformando em um ser desprovido e incapaz por isso que sofremos, não por nossa deficiência mas pelas leis que nos regem.

    Odirlei Silva

    Odirlei Silva Quarta, 15 de outubro de 2014, 8h29min

    Há imprecisão em todas as respostas, pessoas com visão monocular são mesmo consideradas deficientes, mas podem, sim, exercer atividade de motorista profissional: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,deficientes-poderao-ter-carteira-de-motorista-profissional,746989.

    R

    Rodrigo Rangel Quinta, 16 de outubro de 2014, 11h45min

    Os políticos desse país precisam mais é que trabalhar. Dizem que somos deficientes, mais quando vamos procurar os nossos direitos como deficientes não temos o direito porque dizem que somos normais...E ai como fica?????????
    Tenho problema no olho direito desde que nasci e enxergo pouco do mesmo e nem óculos resolve. Já do meu olho direito enxergo 10 vezes mais que muitos que com os dois olhos dizem enxergar 100%.
    Na minha habilitação B tinha uma restrição onde simplesmente dizia PROIBIDO EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA. Quando a mesma venceu aproveitei para tirar habilitação para moto. AB e simplesmente a restrição desapareceu..

    Jess Lems

    Jess Lems Quinta, 27 de novembro de 2014, 19h34min

    Ola boa noite
    Pra ladrão e vagabundo não tem regra de carteira fazem oque quem e nos trabalhadores que se multilanos para levantar este paiz é que Samos barrados pela burocracia. Se for filho de um deputado tem a CNH liberada sem ao menos fazer uma auto escola

    R

    ROSEMBERG SANTOS SANTANA Domingo, 10 de maio de 2015, 13h54min

    boa tarde pessoal assim como muitos aqui também tenho visão monocular sou habilitado ha 15 anos cat.AB
    e é a mesma discriminação alias o que esse pais tem demais as pessoas deviam conhecer mais a realidade
    das outras antes de falar besteira e outra todo mundo esta sujeito a passar pelo que nós passamos não que deseje mal a ninguém mais falta muito união dos povos pelo pais justo para todos esse é meu desejo um pais justo e sonho um dia ainda poder dirigir carreta assim como fez meu que esta aposentado e meu irmão mais novo que começou a um ano na profissão e peço a Deus que esse dia chegue sou funcionário
    publico mais não pensaria duas vezes de pedir minha exoneração pra seguir meu sonho

    Venício Oliveira

    Venício Oliveira Sábado, 02 de abril de 2016, 20h41min

    Tambem tenho a visão o prejudicada no olho esquerdo e por isso nao posso exercer atividade remunerada, mas até agora não vi nenhuma orientação aqui do que pode ser feito a não ser opiniões pessoais

    Rui Junior Proeza

    Rui Junior Proeza Segunda, 18 de julho de 2016, 23h26min

    E ou não é possível ter o ear para quem possui a dificiencia de visão mono?

    Leandro Aguiar

    Leandro Aguiar Sábado, 30 de julho de 2016, 13h15min

    boa tarde eu fiz o exame de vista pra tirar minha CNH e eu tenho a visao monocular mas o medico disse que eu nao vou usar oculos, mas quando fui na auto escola eles viram a minha restriçao a "Z" e disse q eu tenho q usar oculos, eu quero saber se e obrigatorio o uso de oculos pra quem tem a visao monocular.

    F

    fernando Sexta, 09 de setembro de 2016, 15h30min

    EU SEI QUE ALGUM POLITICO ELEITO PODERIA OLHAR PRA GENTE PORTADOR DE VISAO MONOCULAR OU E DEFICIENTE OU NAO É SÓ FAZER OS TESTES COM A GENTE DE VOLANTE ´´PROFISSIONAL´´ E LIBERA NÓS PRA FAZER O QUE QUIZERMOS, SOU AUXILIAR DE MECANICO MAIS SE FOR CLASSIFICADO EU PRECISO CNH D PRA CONDUZIR O CAMINHAO OFICINA... VAMOS CONFIAR EM DEUS E QUE TALVEZ REVEJAM ESSAS LEIS QUE NOS RESTRINGEM TANTO.OBG

    José Maria Colder

    José Maria Colder Quarta, 19 de outubro de 2016, 17h22min

    Assim como todos acima, também tenho visão monocular devido a um estrabismo convergente no olho direito e por isto nunca pude trocar de categoria, realizar o meu sonho de ser um motorista profissional, mas também nunca me consideraram pcd, razão pela qual sempre questionei, mas em vão. Será que só os "caolhos" neste país não tem vez? Tenho absoluta certeza das minhas condições visuais - como disse o médico ao qual consultei: "do olho bom você enxerga até o que não deve". vejo tanta gente enxergando menos do que eu, com óculos que mais parece um fundo de garrafa e nunca foi barrado neste quesito da cnh. será que o prontuário não seria um álibi para defesa? nunca me envolvi em acidentes, e olha que já dirijo ha 37 anos.

    T

    Tiago De Vigo Vasconcelos Segunda, 08 de maio de 2017, 16h49min

    Olá boa tarde tenho visão monocular e o Detran bloqueo minha carta pois iria tirar carta c d e tenho possibilidade de trabalhar com carreta meu pai ..... Então já que não posso tirar. A habilitação c d e. Tenho direito de algum benefício......por que tenho a carta a b. Carro. E moto se eles me deram a carta de carro e moto ......posso tb ter de caminhão pois o risco seria o mesmo .......tenho direito de beneficio