Questões de Prova- Soberania

Bom dia a todos,

Estou ininciando meu curso de Direito e estou tendo dificuldades para responder algumas questões, por favor se alguém tiver como, ajude-me.

As questões são:

1- Relacione os aspectos da Soberania, explicando-os.

2 - Quais os aspectos comuns entre o Superior Tribunal de Justiça e Superior Tribunal Federal?

3- O Estado brasileiro elegeu finalidades espacíficas. Quais?

4- Qual a grande contribuição de Montesquieu para o Estado Moderno? Explique.

Qual a contribuição da Ciência Política para a formação do Estado atual. Disserte.

MUITO OBRIGADA

Respostas

4

  • monica dos santos mendes

    estou no segundo periodo de direito,e tenho muita duvida em TGE e ciência politica,gostaria de pedir ajuda,para entender melhor esta materia.
    obrigada.

  • *Dilla*

    Em relação a pergunta sobre a teoria de Montesquieu entendo que ele a denominou Teoria dos Freios e contrapesos, onde o poder estatal é dividido em três partes: legeslativo( congresso nacional) que cria as leis, o judicaiário (STJ) que julga e soluciona os conflitos e o executivo que é como se fosse o administrador de uma empresa (Presidente)...estes poderes são independente e harmonicos entre si.
    Mas atualmente há uma interferencia entre eles onde o executivo esta legislando ( medidas provisórias) e assim por diante.
    Este tema é muito interessante eu adorava as aulas de Ciências Politicas.


    Sobre a questão 1) uma das três bases formadoras do estado: povo, território e soberania, este ultimo me lembro que meu professor dizia ser o poder incontrastavel do estado, e se um país a perde este também se perderá...etc.

    Espero ter ajudado.