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A atuação do profissional com formação em Direito no Novo Ensino Médio

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Agenda 26/01/2023 às 19:34

6. O Direito e Itinerário Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

De acordo com a BNCC, a linha de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas visa dar ênfase aos conhecimentos de Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Seu respectivo itinerário tem o propósito de ampliar, aprofundar e aplicar o conhecimento adquirido em estudos e vivências.

6.1 – BNCC e o Perfil do Professor

Sobre as expectativas para o Ensino Médio, Silva et al (2020, p.6) comentam:

Considerando a maior maturidade cognitiva e a capacidade de articular informações e conhecimentos, espera-se que durante o Ensino Médio os estudantes possam ampliar seu repertório conceitual e desenvolver as capacidades de observação, memória e abstração para perceber de forma mais acurada a realidade e realizar raciocínios mais complexos, além de dominar a leitura de diferentes linguagens, fator essencial para os processos de simbolização e abstração.

No contexto em que o Novo Ensino Médio rompe com a figura do professor especializado e inaugura a figura de um professor com uma visão global, conectado com as outras linguagens e tecnologias, as escolas deverão, por conseguinte, dedicar um tempo maior em suas jornadas pedagógicas a fim propor maior dialogo e entrosamento entre os educadores.

A Base Nacional Comum Curricular elenca, por meio de códigos alfanuméricos, habilidades vinculadas a competências que devem ser observadas ao longo do trabalho de cada unidade. Em relação ao itinerário de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, a BNCC estipula2:

Competência Específica 1

Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. Para que o Novo Ensino Médio seja exitoso, o professor deve empenhar-se de uma maneira inédita a fim de dialogar

Habilidades:

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

(EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competência específica 2

Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.

Habilidades:

(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

(EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/ campo, entre outras).

(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

(EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.

(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

Competência Específica 3

Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.

Habilidades:

(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.

(EM13CHS302) Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.

(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.

(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

(EM13CHS305) Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.

(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Competência Específica 4

Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.

Habilidades:

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

(EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.

(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.

(EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.

Competência Específica 5

Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.

Habilidades:

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

Competência Específica 6

Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Habilidades:

(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo os quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.

(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.

(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).

(EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.

(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

Essa definição do Ministério da Educação (MEC) é uma clara confirmação de que que o sistema inaugurado com o Novo Ensino Médio exige do professor conhecimento amplo, generalista uma disposição para dialogar não apenas com outros professores vinculados ao Itinerário Formativo Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, mas também de todas as demais searas, uma vez que os conhecimentos estão integrados.

6.2 – O Profissional com formação em Direito

As Escolas, a partir da reforma do Ensino Médio, são convidadas a abrirem as portas para profissionais com formações diversificadas, a fim de proporcionar aos educandos estudos e vivências voltados ao mercado de trabalho.

Relativo ao itinerário em comento, um dos profissionais capacitados a contribuir com competências e habilidades aos alunos de Ensino Médio que optem pelas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas seria o profissional com formação em Direito.

O Profissional em Direito não possui apenas, pela sua formação capacidade de (UFT, 2017, p. 24) “assumir posições socialmente relevantes, com responsabilidade, ética e qualidade técnico-jurídica”, mas também, desde os primeiros períodos do curso, (UNESP, 2020) o aluno cursa as disciplinas de Economia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, além de Sociologia, História e Filosofia que habilitam os discentes para o estudo das matérias específicas e oferecem uma sólida formação humanista.

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Fazendo análise da coleção Multiversos3, organizada pela Editora FTD e de acordo com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), observamos que uma das seis trilhas sugeridas se refere a “Ética, Cultura e Direitos”. Neste volume, percebemos um diálogo direto com as competências e habilidades que o profissional com formação em Direito possui capacidade de contribuir à sala de aula, dialogando com os saberes de Sociologia, Filosofia e História. Vejamos:

Capítulo 1- Ética: da Idade Média ao Renascimento.

No capítulo inaugural deste volume, o profissional com formação em Direito possui capacidade de trabalhar os movimentos sociais que construíram conceitos como Estado Democrático de Direito, Constituição e a relação ser-dever ser.

Capítulo 2 - Ética, Revoluções e Iluminismo

Aqui, o profissional com formação possui conhecimento para trabalhar a teoria da Tripartição do Poder, as atribuições de cada um dos Poderes do Estado. Além disso, o profissional com formação em Direito pode propor discussão sobre a relação entre sociedade e suas leis, a construção e interpretação delas. Além disso, domina competências para trabalhar conceitos de Formas, Regimes de Estados e Sistemas de Governo.

Capítulo 3 - A universalidade não tão universal

Nesse capítulo, o profissional do Direito possui competências para propor o debate sobre os Direitos Fundamentais e a abrangência.

Capítulo 4 - Direito à moradia e segregação urbana

O momento dá ensejo ao trabalho dos Direitos Sociais com ênfase no Direito à Moradia. Isso ajudará a construir um conhecimento sobre a função social da propriedade urbana e rural. Além disso, o capítulo em análise propõe a exposição sobre Direito Urbanístico e legislações locais que disciplinam as relações do homem com a cidade.

Capítulo 5 - A violência.

O penúltimo capítulo propõe debate acerca da maioridade penal sem antes esclarecer os fundamentos do Direito Penal, sobre a finalidade das penas e a ressocialização, dos quais casam com o conhecimento e habilidades do profissional com formação em Direito.

Capítulo 6 - Impasses éticos da atualidade

Por fim, o último capítulo do volume analisado propõe uma reflexão sobre a velocidade das transformações sociais e a construção do Direito do futuro.

A contribuição do profissional com formação em Direito não se esgota no volume analisado. A editora traz outros cinco volumes, um para cada trilha proposta. Os demais volumes permitem a discussão sobre Direito ambiental, Direito à água, relações trabalhistas e relações consumeristas.

Além disso, o profissional com formação em Direito pode juntamente com a direção pedagógica da escola, por exemplo, lançar Unidades Eletivas sobre Direito Constitucional, Direito do Consumidor ou oficinas com Júri Simulados a fim de conscientizar o estudante para seus Direitos, bem como estimular o senso crítico e o poder argumentativo.

Convém salientar, no entanto, que, em que pese o profissional com formação em Direito possua e domine conhecimentos correlatos ao itinerário de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, seu Notório Saber, fora de um contexto relativo a Formação Técnica Profissionalizante, não o habilita para atuação no Ensino Médio, conforme apresentado no item 3 do presente estudo.

Reforça-se que para o profissional com formação em Direito tenha interesse de atuar como professor, ele deve possuir em seu currículo curso de licenciatura ou alguma complementação pedagógica. Mesmo assim, não impede que o profissional com formação em Direito contribua de forma indireta, participando, a convite do professor, de palestras, oficinas, rodas de conversa e outras formas de estudos outras vivências.

Sobre o autor
André Jales Falcão Silva

Advogado (OAB/CE: 29.591). Possui uma ampla formação acadêmica incluindo Bacharelado em Direito e Licenciatura em Sociologia e diversas especializações nos campos do Direito e da Educação. Atua profissionalmente como Professor de disciplinas do eixo das ciências sociais e aplicadas e como Perito Judicial, em diversos tribunais, com ênfoques em Documentoscopia e Grafoscopia. É Psicanalista vinculado ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Advogado, Especialista em Direito Público e Pós Graduando em Direito Empresarial na Faculdade Legale (SP) – ajfalcao@gmail.com

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