Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

6 dicas práticas para alimentar o currículo do estudante de direito através de métodos gratuitos

Agenda 23/02/2023 às 16:16

A construção de um bom currículo é extremamente importante para um estudante de Direito que deseja conseguir um estágio na área. Isso porque um currículo bem elaborado pode ajudá-lo a se destacar entre os candidatos e aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Ao criar um currículo, é importante que o estudante de Direito destaque suas habilidades, experiências e conhecimentos que são relevantes para a área jurídica. Isso inclui habilidades como pesquisa, análise crítica, redação, além de experiências profissionais, estágios, projetos de pesquisa ou de extensão que tenham relação com o Direito.

Um currículo bem elaborado também pode ser uma forma de mostrar que o estudante de Direito é organizado, responsável e está comprometido em desenvolver sua carreira na área jurídica. Além disso, um bom currículo pode ajudar a construir uma imagem profissional positiva do estudante de Direito junto aos potenciais empregadores, o que pode ser fundamental para ser escolhido para uma entrevista de estágio.

No entanto, cumpre frisar que construção de um bom currículo é um processo contínuo, sendo certo que, quanto mais experiência você adquire, mais robusto fica o seu currículo.

Ocorre que, para o estudante de direito que pretende se inaugurar no mercado de trabalho, algumas dificuldades se apresentam, sobretudo ante o número cada vez maior de concorrentes.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Como estratégia para se destacar nas seleções, uma excelente alternativa é buscar preencher o currículo com experiências gratuitas: cursos, atividades, grupos de estudos, etc.

Alimentar o currículo com cursos jurídicos gratuitos é uma excelente maneira de adquirir novos conhecimentos e habilidades, demonstrar seu interesse e comprometimento com a área jurídica, e aumentar suas chances de conseguir uma vaga de estágio ou emprego na área.

Para tanto, aqui estão algumas dicas de como encontrar e escolher cursos jurídicos gratuitos para alimentar o seu currículo:

  1. Pesquise online: existem diversas plataformas online que oferecem cursos jurídicos gratuitos, como a Coursera, a edX e o Veduca. Encontre as plataformas e faça os cursos oferecidos.

  2. Fique atento aos eventos da sua faculdade: muitas faculdades de direito organizam eventos e palestras gratuitas sobre temas jurídicos relevantes.

  3. Acompanhe as redes sociais das instituições jurídicas: siga as instituições jurídicas nas redes sociais, a exemplo da OAB e associações de advogados, para ficar por dentro de cursos e eventos gratuitos oferecidos pelas respectivas instituições.

  4. Participe de grupos de estudo: Muitos estudantes de Direito organizam grupos de estudo e discussão sobre temas jurídicos. Participar desses grupos pode ser uma excelente maneira de adquirir conhecimentos e trocar experiências.

  5. Escolha cursos relevantes: Ao escolher cursos jurídicos gratuitos para alimentar o seu currículo, opte por aqueles que são relevantes para a área em que você deseja trabalhar. Isso pode incluir cursos sobre direito do trabalho, direito penal, direito civil, etc.

  6. Inclua os cursos no seu currículo: Certifique-se de incluir os cursos jurídicos gratuitos que você realizou no seu currículo, destacando os principais tópicos abordados e as habilidades adquiridas. Isso pode ser um diferencial importante na hora de buscar uma oportunidade na área jurídica.

Lembre-se de que alimentar o seu currículo com cursos jurídicos gratuitos pode ser uma excelente maneira de se destacar no mercado de trabalho. Invista tempo e esforço em adquirir novos conhecimentos e habilidades, e destaque essas conquistas no seu currículo.

Sobre o autor
Álvaro Augusto Diniz Queiroz Carvalho

Advogado Criminalista membro da diretoria da OAB subseção Irecê (BA); professor de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade Irecê; Pós-graduado em Ciências Criminais; Pós-graduado em Processo Penal; Inscrito no programa de Mestrado em Direito Público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!